Paraná

Volta às aulas

Prefeito de Curitiba diz que aulas presenciais só retornam com professores vacinados

Apesar do anúncio, ainda não há data prevista para vacinação dos trabalhadores da educação

Paraná |
Greca anuciou, nesta segunda feira, 29/03, que aulas presenciais só com professores vacinados - Reprodução

Em um pronunciamento feito nesta segunda feira, 29/03, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), afirmou que as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Curitiba só voltarão depois que todos os professores forem vacinados contra a Covid-19. Esta é uma reivindicação feita também pela categoria de professores e funcionários desde o inicio deste ano.

Greca, em sua fala, disse que não colocará os estudantes em risco. “As aulas só serão retomadas depois que os professores estiverem vacinados. Nós jamais colocaríamos em risco os ‘curitibinhas’”, afirmou Greca. Com agravamento da pandemia na cidade, o formato de ensino híbrido – online e presencial – está suspenso nas escolas da rede municipal desde 1º de março. Os alunos estão assistindo aulas em formato remoto desde a data da suspensão.

Para a professora da rede municipal e integrante do Coletivo Enfrente, Diana Abreu, o anúncio veio como um alento para os profissionais da educação. "Nós trabalhadores das escolas e CMEIS, usando dados epidemiológicos, já vínhamos dizendo que não era possível abrir as unidades escolares sem a vacinação. O retorno presencial, no inicio de fevereiro, fez com que muitos profissionais se contaminassem. Portanto, é um alento para nós que estamos apreensivos. Esperamos que o Prefeito cumpra o que está falando," disse. 

Apesar do anúncio, ainda não há data prevista para que os professores comecem a ser vacinados. O Brasil de Fato Paraná entrou em contato tanto com a Secretaria Municipal de Educação como da Secretaria Municipal de Saúde e ambas as assessorias informaram que não há previsão, ainda.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, por enquanto, seguirá o plano nacional de imunização, em que os professores estão previstos no grupo 4, dos trabalhadores essenciais. Atualmente Curitiba está vacinando o grupo dois, em que integram os idosos acima de 60 anos.

 

 

 

Edição: Lia Bianchini