ONLINE E GRATUITO

Mostra cultural apresenta artistas de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de BH

Serão cinco apresentações, a partir da 19h, premiadas por projeto que mapeou ações culturais no município

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"A partir do momento que a gente sabe quem são os agentes culturais, sabe que a gente tem grupos, companhias, a gente tem condição de divulgá-las, fortalecê-las, de criar redes entre elas". - Créditos da foto: Reprodução

Neste sábado (20), a partir das 19h, será exibida a “Mostra Cultural” do projeto Mostra Tudo Cultura com artistas de Ribeirão das Neves, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que é online e gratuito, apresenta os artistas e agentes culturais Casa Museu de Arte Emdra, Centro Cultural Amargem, Corporação Musical Heitor Villa-Lobos, Grupo de Teatro Vivart e Lúcio Dário, todos premiados com R$ 1 mil cada um.

O projeto Mostra Tudo Cultura, segundo a coordenadora Lívia Bento, foi aprovado no edital do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural, em 2019, com o objetivo de conhecer o cenário artístico, identificar grupos e pessoas que apresentam boas práticas de ações culturais na cidade. Além disso, o intuito é contribuir para salvaguardar o patrimônio cultural e material do município, promover artistas, produtores e coletivos locais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“A gente tem como lema ‘conhecer para proteger’. Porque a partir do momento que a gente sabe quem são os agentes culturais, sabe que a gente tem grupos, companhias, a gente tem condição de divulgá-las, fortalecê-las, de criar redes entre elas. É uma contribuição pequena, inicial, mas acho que é um passo no sentido de a gente conhecer melhor o território que a gente atua. Conhecer para proteger”, afirma Lívia, que também é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais e produtora cultural do coletivo La Noche é Cênica.

Além dos premiados em dinheiro, que se apresentarão no fim de semana, o projeto distribuiu cinco cursos de introdução a projetos culturais comunitários. Os contemplados são: Bloco de neve, Casa do Livro, Centro Cultural di quebrada, Clube do Livro e Coletivo Justinópolis de Economia Solidária.

Segundo Lívia, um mapa online com todas as experiências culturais identificadas pelo projeto deverá divulgado, contendo informações sobre quem são os atores, as companhias, os coletivos e gestores que atuam no município, além de informações sobre questões a respeito de raça, gênero, escolaridade e tempo de atuação no setor cultural.

Quem são os premiados

- Em atividade desde agosto de 2020, a Casa Museu de Arte EMDRA é um espaço virtual elaborado para abrigar e valorizar a produção artística da Vila Bispo de Maura e da região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Além de abrigar trabalhos de artistas locais em fotografia, vídeos, textos literários, escultura, pintura, música etc. oferece, ainda, formações, palestras, rodas de conversa e saraus, por meio de plataformas de interação online.

- A Espaço Cultural Amargem começou em 2018 em uma das salas da Escola Municipal Maria Gabriela de Paula. Dentro dessa escola, desenvolveram atividades que vão desde à catalogação dos livros à exibição de filmes. Além disso, criaram a editora Aberta, responsável pelo Jornal Amargem, com tiragem mensal que chegou a 700 exemplares distribuídos na Vila Bispo de Maura e na Comunidade Dandara. A edição está suspensa devido a pandemia.

- Lúcio Dário faz parte do grupo No Fake’s (2010) no estilo Free Step, integrou grupos de danças urbanas, como Arte Dance (2007) e Contraste (2016). Desde 2016, está no projeto Anjos D’Rua. Atualmente representa o Brasil no estilo Chicago Footwork pelo Creation Global, grupo com mais de 70 representantes no mundo inteiro.

- Grupo de Teatro Vivart realiza apresentações teatrais em várias partes do município. Apresentam peças sobre assuntos atuais, histórias e fábulas. Há quatro anos, o coletivo ministra cursos de teatro para crianças e jovens carentes da cidade.

- Há 19 anos, a Corporação Musical Heitor Villa Lobos se apresenta em diversas cidades de Minas Gerais. O grupo já tocou em teatros, estádios, igrejas de diferentes segmentos religiosos, praças e eventos diversos. Atua de forma solidária e ensina iniciação musical a alunos de diferentes idades.

Serviço:

“Mostra Tudo Cultura”

Dia: sábado (20)

Horário: 19h às 21h

Onde: Facebook Lívia Bento:

YouTube Mostra Tudo Cultura:

Online e Gratuito.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida