Adube

No Paraná, músico lança canção inspirada em ações solidárias do MST

Single fala da importância da terra, da colheita, dos saberes tradicionais e da cultura popular

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Clipe foi gravado no assentamento Contestado, da Lapa (PR) - Divulgação

As ações de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná inspiraram a composição da canção “Adube”, do artista popular Petrus Cuesta, lançada no fim de fevereiro.

Continua após publicidade

O single mistura MPB e Hip Hop, utiliza instrumentos de sopro, percussão e cordas para falar da importância da terra, da colheita, dos saberes tradicionais e da cultura popular.

:: MST fez de 2020 o ano da solidariedade ::

“A letra se concretizou mesmo com a relação MST-PR, nas vivências de voluntário da ação Marmitas da Terra, nas colheitas e no manejo da terra, na percepção dessas pessoas com a terra e na solidariedade e partilha. Tudo isso foi fortalecendo a canção”, explica o músico.

Nas composições, Petrus sempre procura trazer uma reflexão da sociedade e sua relação com a natureza e a ancestralidade. “É importante sempre olhar para trás para se identificar no presente, traçar e colocar em ação coisas que serão benéficas para o futuro de todos”, diz.

As gravações do clipe Adube foram feitas no Assentamento Contestado e na Escola Latino Americana de Agroecologia Ana Primavesi (ELAA), localizadas na Lapa (PR), no dia em que o assentamento comemorava 22 anos de luta.

É nessa comunidade que Petrus se soma aos mutirões de plantio de manejo de hortas e agroflorestas comunitárias, cultivados para a continuidade das ações de solidariedade do MST durante a pandemia. A ação reúne famílias assentadas e integrantes do coletivo Marmitas da Terra, formados por militantes de Curitiba e região metropolitana.

:: No Paraná, a solidariedade vem da terra e das mãos de voluntários ::

Petrus é amazonense, tem 27 anos, nasceu em Tabatinga, na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, e cresceu com as influências dos ritmos afro-latino-americanos.

Atualmente, Petrus se divide entre os preparativos para o lançamento de seu primeiro álbum e o trabalho de músico-brincante no Grupo Baquetá, do qual participa desde 2016. O Baquetá desenvolve estudos e espetáculos baseando-se na diáspora africana e dos saberes dos povos originários, com foco no público infanto-juvenil.

O artista também é zabumbeiro e cantor do quarteto de forró regional Canção de Fogo. Outras canções que já gravou são “Ave Tropical” e “Teu Ser”, que podem ser ouvidas no YouTube e no Spotfy.

Marmitas da Terra

Leia mais: Para protestar contra a fome, mulheres do MST e parceiras doam marmitas em Curitiba

A ação Marmitas da Terra, da qual o artista participa, é uma inciativa do MST em Curitiba que já distribuiu mais de 40 mil marmitas com alimentos vindos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua e nas comunidades periféricas. Participam do projeto voluntários, militantes de movimentos sociais urbanos, coletivos, sindicatos e campanhas.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini