CRISE

Congresso nega pedido de impeachment e paraguaios respondem com mais protestos

Após 10 dias de atos, 42 deputados votaram contra a abertura de um julgamento político do presidente Mario Abdo Benitez

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Manifestantes paraguaios exigem fim do governo de Mario Abdo Benitez pelo caos sanitário e denúncias de corrupção. - Osvaldo Zayas / Telesur

A câmara de deputados do Paraguai rejeitou, por 42 votos contrários e 36 favoráveis, a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benitez e seu vice Hugo Velázquez por crimes de responsabilidade.

Continua após publicidade

Há cerca de 10 dias, os paraguaios protagonizam manifestações nas principais cidades do país exigindo o fim do atual governo por sua má gestão durante a pandemia e denúncias de corrupção.

No entanto, a pressão das ruas não foi suficiente para mudar o voto dos partidários de Abdo Benitez. O partido Colorado, que governou o país durante os últimos 70 anos, com uma pequena interrupção durante a gestão de Fernando Lugo, possui a ampla maioria do congresso, com 22 parlamentares.

Leia mais: Paraguai: após protestos, presidente pede que ministros coloquem cargos à disposição

A oposição parlamentar denunciou que não houve debate, somente dois deputados se pronunciaram antes da votação. “Foi frustrante. Não tínhamos inimigos, não pudemos debater”, declarou a deputada Celeste Amarilla, do Partido Radical Liberal Autêntico.

Em repúdio à decisão dos deputados, o povo peruano ocupou novamente as ruas de Assunção, bloqueando o acesso às principais vias, incendiando carros e a sede do Partido Colorado. Um suboficial da Polícia Nacional, que fazia a segurança do prédio, disparou com uma escopeta contra os manifestantes.

Vídeos em redes sociais também revelam a presença de policiais à paisana fortemente armados, o que confirma as denúncias anteriores de que os militares estariam infiltrando agentes para gerar mais violência.


Depois da votação favorável ao presidente Abdo Benitez, manifestantes incendiaram a sede do seu partido na capital Assunção. / Resumen Latinoamericano

Ao todo, 27 pessoas foram detidas, incluindo dois menores de idade, e os atos fortemente reprimidos.

Membros do Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura denunciaram abuso policial. Muitos dos detidos foram capturados quando já estavam dispersando dos atos. “A maioria recebeu golpes na cabeça e muito mal trato psicológico”, declarou Sonia Von Lepel, que entrevistou 24 detidos.

A assessoria da Polícia Nacional declarou que irá esperar uma denúncia formal da Procuradoria, com provas, para se pronunciar.

:: Como avança a vacinação contra a covid-19 na América Latina? ::

Além da crise política, o país atravessa uma crise sanitária. São 186 mil contaminados com a covid-19 e 3.588 mortos, em meio ao colapso dos hospitais e às denúncias de desvios das vacinas para aplicação em pessoas que não pertencem a grupos prioritários.

Até o momento, o Paraguai possui 27 mil doses de distintas fórmulas, que seriam destinadas a imunizar os profissionais da saúde.

 

* Com informações de Telesur, Última Hora e ABC

Edição: Rebeca Cavalcante