3 anos sem resposta

Caso Marielle: programa Bem Viver pauta cobranças por justiça e mobilizações de luta

Ao redor do mundo, movimentos sociais clamam por justiça para Marielle e Anderson, assassinados em 14 de março de 2018

Ouça o áudio:

Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em ação por Marielle - MST - Alagoas
“Somos sementes de Marielle, mas quem cuida dessas sementes?”

O programa Bem Viver desta segunda-feira (15) aborda os atos nas ruas e nas redes que cobraram, neste domingo (14), justiça para o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Após três anos, o crime segue sem respostas sobre quem mandou matar a parlamentar.

Continua após publicidade

A edição traz também uma entrevista com Anielle Franco, irmã de Marielle e presidenta do Instituto Marielle Franco. A conversa adentra o legado e as mobilizações para fortalecer as bandeiras defendidas pela vereadora pessolista. 

:: MAB comemora 30 anos de resistência e luta por projeto energético que sirva ao povo ::

O Bem Viver ainda destaca a maior redução da história de 17 anos do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Além disso, o programa conversa com o rapper haitiano David Lover no quadro Mosaico Cultural

Marielle, presente!

“Não serei interrompida. Não aturo interrompimento dos vereadores dessa casa. Não aturarei o cidadão que veio aqui e não sabe ouvir a posição de uma mulher eleita!". Essa fala foi proferida por Marielle Franco em seu último discurso feito na câmara municipal do Rio de Janeiro em março de 2018, antes de ter sua trajetória brutalmente interrompida. Mas como ela mesma falou, sua luta, sua presença, nunca serão interrompidas. No último dia 14 de março, completaram-se 3 anos e as investigações ainda não responderam quem está por trás deste crime.

:: Luto e revolta: "Minha mãe tinha comorbidades e não deveria estar na linha de frente" ::

As sementes do legado de luta de Marielle continuam brotando e se manifestando de várias formas. Uma delas, foi a criação do Instituto Marielle Franco, responsável por defender a memória e a justiça por Marielle. 

A pedagoga Valéria Motta afirma que "a população negra sempre teve um projeto de vida, mas sempre tiveram para nós, um projeto de morte. A Marielle é o nosso símbolo. Temos que continuar lutando por equidade". Valéria Motta é uma das mulheres que juntou-se a luta coletiva pedindo justiça neste domingo (14). 

Entrevista com Anielle Franco 

O quadro Brasil de Fato Entrevista conversa com Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco e responsável por presidir o Instituto Marielle Franco. Anielle fala sobre as investigações do Caso Marielle, os levantes do movimento negro no Brasil e no mundo e as lutas do mês de março, encabeçadas pelo Dia Internacional da Mulher

Menor investimento da história

Segundo a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), existem pelo menos 350 mil famílias que aguardam na fila de espera pelas cisternas e mais de 800 mil precisam do equipamento para a produção de alimentos e criação de animais. Mas em 2020, o maior programa de armazenamento de água do país chegou ao pior patamar de investimento desde sua criação, há 17 anos. De acordo com dados compilados pelo portal UOL, houve uma queda de 94% nos últimos seis anos. 

Cultura haitiana 

Você sabe qual foi o primeiro país da América Latina a declarar independência? Foi o Haiti, considerado também a primeira república negra do mundo. 

:: No pico da pandemia, Funai autoriza Belo Sun a fazer reuniões com indígenas no Pará ::

O rapper haitiano David Lover destaca que a cultura do seu país de origem é formada por uma relação dinâmica com diversas nações.

"Um haitiano sabe muita coisa de música, porque a gente escuta música de qualquer país, de qualquer região, e a gente geralmente gosta e mistura para fazer o nosso som", ressalta.

Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir