Rio de Janeiro

Coluna

Maionese

Imagem de perfil do Colunistaesd
A receita mais simples e acessível é a base de castanhas. Ela é complementar à receita anterior de salpicão, então aproveita pra fazer as duas de uma vez! - Pinterest
Sempre me agradou essa cremosidade e oleosidade bem equilibrada com acidez da maionese

Durante a pandemia, eu conheci quase todas as pizzarias da cidade. Sem dúvida, nunca pedi tanta pizza quanto agora e, logo em seguida, veio a fase do hamburguer. Fiquei sabendo de uma hamburgueria que tinha opções vegetarianas – o que me possibilita comer, importante dizer.

A descrição do cardápio é muito lúdica, eis que me deparo com “nuvens de cheddar”, recheando o sanduíche. Eu não gosto de cheddar, mas as “nuvens” me chamaram atenção. Fiquei pensando, então, no quanto a alimentação nos relembra sensações distintas e no que mais poderia lembrar a sensação de nuvem na boca.

A maciez da maionese... coisa que eu não comia há anos e, agora com tantos hamburgueres pedidos, voltou a aparecer na minha vida. Eu parei de comer maionese porque é feita basicamente de três ingredientes: gema de ovo, óleo e limão (ou vinagre).

Essa é a receita caseira, natural; nas maioneses prontas de mercado, geralmente a lista de ingredientes é mais extensa, com conservantes, estabilizantes, etc. Dentro da minha escolha alimentar, decidi minimizar o consumo de ovo e ultraprocessados, por muitos motivos que vão desde a forma de produção a preferências alimentares.

Acontece que sempre me agradou essa cremosidade e essa oleosidade bem equilibrada com a acidez da maionese. Então, errando muito, eu aprendi a fazer maionese sem ovo. Mais um vez eu podia estar nas nuvens...

Para mim, a maionese – de qualquer tipo - é o típico ingrediente que harmoniza todos os outros. É como se juntasse tudo e virasse uma coisa só. É tão versátil que serve como molho, salada, creme pra sanduíche, tempero pra churrasco e por aí vai.

Sendo vegana, a preparação pode ser ainda mais versátil, já que é possível fazer com vários ingredientes de base como as castanhas, tofu e aquafaba (molho de cozimento de grão de bico ou feijões).

A receita mais simples e acessível é a base de castanhas. Ela é complementar à receita anterior de salpicão, então aproveita pra fazer as duas de uma vez!

Maionese de Castanha

Ingredientes:

1 xícara (chá) de castanha de caju

1 dente de alho pequeno – retirar o miolo

1 colher (café) de mostarda em grão ou molho de mostarda

1 pitada de sal

1 colher de sopa de sumo de Limão

¼ de xícara de azeite extra-virgem

½ xícara de água

Preparo Maionese:

Deixar as castanhas de molho na água por 4 horas; escorrer a água e lavar as castanhas

Liquidificar a castanha com ½ xícara de água

Em uma frigideira quente, esquentar os grãos de mostarda até começar a subir o cheiro ou o barulhinho da semente fritando. Cuidado para não tostar e deixar amargo!

Juntar à castanha batida, o alho, mostarda, sumo de limão, sal e bata mais um pouco. Se for necessário, coloque mais um pouco de água, sempre em pequena quantidade para não deixar muito líquido.

Para dar o ponto de maionese, enquanto o creme é batido no liquidificador, adicione o azeite ao poucos, bem no centro, onde forma aquele buraquinho no creme. O ponto é um creme liso e homogêneo.

Edição: Rodrigo Chagas