Fique ligado

Covid: como se candidatar para receber vacinas que sobram nos postos de saúde em SP

Profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos podem se cadastrar; ideia é evitar desperdício ao final do dia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cada UBS se organiza de uma forma diferente, e nem todas aceitam inscrição por telefone - Fotos Públicas

Cerca de 4,1% dos brasileiros receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19, e não há imunizantes suficientes nem mesmo para a totalidade da população considerada prioritária.

Mesmo assim, algumas prefeituras têm aberto cadastros para quem está fora do grupo de risco e deseja se candidatar para receber vacinas que "sobram" ao final do dia. O motivo é que alguns frascos de imunizantes contêm 10 doses, e não podem ser guardados depois de abertos sob risco de perder a eficácia.

:: Atenção: esta matéria foi atualizada com novas informações sobre o tema, em São Paulo e em outras capitais. Clique aqui para ser redirecionado ::

Para evitar desperdício, a Prefeitura de São Paulo (SP), por exemplo, abriu cadastro em 23 de fevereiro, diretamente nos postos de saúde, para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

A ideia é criar uma lista de espera. Ao final do dia, se houver doses remanescentes, as pessoas cadastradas são chamadas em ordem para receber o imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que "cada UBS [Unidade Básica de Saúde] compila a sua lista utilizando a própria base de dados", e que os interessados que não estiverem cadastrados "podem acessar a unidade por telefone e deixar os seus dados para a inclusão na lista."

A "xepa" funciona?

Nem todas as UBS vêm aceitando inscrição por telefone. A dentista Adriana Salles, de 58 anos, fez o cadastro na unidade mais próxima à sua casa, na rua Palestra Itália, no bairro paulistano de Perdizes. Para entrar na fila, foi preciso apresentar RG e comprovante de residência.

"Fiquei sabendo que existia essa possibilidade de tomar vacina pela 'xepa', então fui na UBS do Palestra Itália e coloquei meu nome na lista", conta. "Não precisa ter carteirinha do SUS, não precisa levar mais nada. Só isso. Mas é um negócio rápido. Você tem que morar perto e tem que estar disponível para tomar na hora que eles telefonam."

Salles foi avisada de que a UBS estava começando a aplicar a vacina por meio de dose única, então é mais raro que sobrem doses. "Fiz essa inscrição há uns 25 dias, e ontem [terça, dia 9] me telefonaram para tomar vacina."

A dentista não precisou recorrer à xepa porque chegou sua vez pelo calendário regular. Ela foi imunizada na própria terça-feira, no estádio Allianz Parque.

Mesmo que o imunizante seja aplicado fora do calendário regular, o paciente recebe a carteirinha de vacinação com a data de aplicação da segunda dose.

Os interessados podem se inscrever em apenas uma UBS, preferencialmente a mais próxima de sua casa.

Edição: Poliana Dallabrida