Na dinâmica

Programa Bem Viver aborda transformações pela música, apicultura e bioma Pantanal

Edição fala sobre desenvolvimento sustentável, poder de transformação pela arte e recuperação da biodiversidade

Ouça o áudio:

As abelhas realizam o processo de polinização, responsável pelo desenvolvimento das espécies vegetais - Pixabay
A edição traz uma entrevista com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro

As dinâmicas que envolvem a produção sustentável de mel, a criação artística e o poder de regeneração da biodiversidade são algumas das pautas do programa Bem Viver desta sexta-feira (26).

A edição traz uma entrevista com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que lançou recentemente a música "Sangue", em parceria com o artista Chico Salém.

O programa também atualiza a situação sobre a natureza no bioma Pantanal e traz detalhes sobre a chamada prova de vida anual, que garante os pagamentos de aposentados e pensionistas. 

Apicultura sustentável 

O mel chama atenção por seu alto poder nutricional e versatilidade, podendo ser utilizado como adoçante natural, ingrediente para receitas ou até mesmo como composto medicinal. Ao mesmo tempo, há um dedicado trabalho das abelhas e dos apicultores para que este alimento chegue na nossa mesa. 

:: Programa de concessão de parques estaduais é financiado por sócio-fundador da Natura ::

No interior do Ceará, por exemplo, a apicultura praticada pela Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária tem transformado o modo de operação deste setor produtivo.

A cooperativa, que envolve cerca 160 famílias, está próxima de alcançar a produção diária de 1 tonelada de mel - tudo feito de maneira sustentável, em harmonia com a natureza.  

"É uma coisinha tão pequena que você olha, assim de cara, e pensa: isso aqui não dá em nada. Mas quando você finaliza a colheita, você vê que todo aquele trabalhinho pequeno surte um grande efeito", analisa a produtora Wilca Souza, filha de um apicultor histórico no interior cearense. 

:: Forró: da tradição à contemporaneidade, um ritmo que cativa épocas ::

A meta dos trabalhadores da Cooperativa é conseguir alcançar a produção diária de 6 toneladas do produto. 

Arte transformadora

"Apagar o fogo sem pagar o bombeiro? Não se afogar no lixo sem lixeiro?" Esse verso que faz parte da canção Sangue, lançada recentemente pelo artista Chico Salém, em parceria com Zeca Baleiro, o entrevistado de hoje do programa Bem Viver.

:: Canção aborda a vida de camponeses jurados de morte em Pernambuco::

Cantor, compositor e autor de livros e peças, Zeca Baleiro é um multiartista da música popular brasileira (MPB). Nascido em São Luís (MA), em 1966, Zeca iniciou sua carreira como compositor para o teatro infantil.  

Pantanal

No ano de 2020, o mundo assistiu um dos maiores caso de destruição ambiental da história: o bioma do Pantanal teve 30% de sua área devastada pelas queimadas, transformando em cinzas árvores e comunidades ecológicas que levaram centenas de anos para alcançar pleno desenvolvimento. Mas o peculiar, é que imagens recentes que circulam na internet geraram espanto pela "rápida recuperação" do bioma.

:: Carrefour adota parque na Amazônia, mas financia desmatamento em suas cadeias :: 

O biólogo Gustavo Figueroa, da ONG SOS Pantanal, explica que "90% desse verde são capins e cipó, vegetações primárias que se dão bem no ambiente mais hostil, que se estabelecem em ambientes menos saudáveis, que precisam de pouco para crescer”.

Prova de vida do INSS

Por conta da pandemia, aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em casa. O procedimento deve ser realizado por meio do aplicativo MeuGovBR, que deve ser baixado no dispositivo. As pendências e resultados estarão no site e no aplicativo Meu INSS.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir