Acesso desigual

Covid e direito à educação: programa Bem Viver pauta campanha contra evasão escolar

Com o lema "aluno para aluno", iniciativa busca que estudantes estimulem que seus colegas permaneçam na escola

Ouça o áudio:

O ensino a distância, forçado pela pandemia, evidenciou a desigualdade de acesso a internet entre estudantes brasileiros - Reprodução/MCTIC
Datafolha constou em pesquisa que 30% dos pais temiam a evasão escolar dos filhos na pandemia

Nesta quinta-feira (25), o programa Bem Viver aborda as consequências geradas pela pandemia na educação pública brasileira, dando destaque a uma campanha para tentar diminuir os índices de evasão agravados em 2020.

A edição ainda aborda a expansão das atividades desempenhadas pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP). 

:: Carreata de motoristas de aplicativo denuncia baixa remuneração e altas tarifas ::

Ao tratar sobre alimentação, o Bem Viver pauta o cultivo e consumo da mandioca no Brasil, destacando o alto valor nutritivo e cultural para o país. 

Evasão escolar

Predominante entre jovens de escola pública e vulnerabilidade social, a evasão escolar é um desafio que o Brasil enfrenta há anos. Com a pandemia do coronavírus, os índices de evasão agravaram-se em 2020, chegando a 1 milhão e 380 mil.

Em dados percentuais, 3,8% dos estudantes brasileiros abandonaram as escolas, de acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em 2019, a média nacional de evasão ficou em 2% segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

:: Movimentos e oposição pressionam Senado contra PEC que afeta saúde e educação ::

De lema "aluno para aluno", a campanha Não Desista da Escola, organizada pela Ong Embaixadores da Educação, busca incentivar que estudantes de escolas públicas publiquem nas redes sociais conteúdos estimulando que seus colegas permaneçam na escola. A tentativa da ação segundo Polyane Costa, uma das fundadoras da Ong, é "incentivar para que os alunos não desistam dos estudos, não desistam da escola. Mesmo a gente sabendo de todas dificuldades e do quão está sendo difícil para ele".

:: Dia Marielle Franco é aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba ::

Adaptações pandêmicas 

Em entrevista, Polyane destaca as desigualdades de acesso a internet entre os estudantes brasileiros, fator que influenciou diretamente os índices de evasão escolar.

Desde março de 2020, a ENFF suspendeu suas atividades presenciais, levando todas iniciativas para o ambiente virtual. Mesmo com os entraves sociais e econômicos gerados pela pandemia, a escola expande suas ações.

A Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF) estuda até mesmo lançar um novo site com o objetivo de disseminar ainda mais o trabalho da ENFF.

:: Nos EUA, a vacinação tem seguido a rota do dinheiro ::

Lockdown 

O aumento contínuo de casos de coronavírus levou os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo adotarem medidas de restrição de circulação de pessoas em todo o estado. Amanhã, sexta-feira (26), Piauí e Pernambuco também iniciarão o toque de recolher para tentar conter os casos de infecção pela COVID-19.

:: Brasil registra maior média de mortes por covid desde o início da pandemia ::

Cultivo de madioca 

Ela possui vários nomes: pode ser macaxeira, mandioca ou aipim. Independente da nomenclatura, o consenso do povo é que a mandioca é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro.

Sobre a mandioca, a nutricionista Juciane Araújo destaca que "o consumo dessa raiz ajuda na produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar". Além disso, a raiz combina versatilidade e também alto valor nutricional.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Daniel Lamir