imunização

Ato pressiona governo de Minas Gerais a produzir vacina contra covid-19 pela Funed

Protesto ocorreu nesta terça (23), em BH, em frente à Fundação, que é pública e tem tradição na produção de vacina

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Ato em frente à Funed, em Belo Horizonte (MG), pressionou, nesta terça (23), uso da estrutura da Fundação para produção de vacina contra covid-19 - Foto: Organização do Ato

Organizações e profissionais da saúde de Minas Gerais se dizem indignados com o fato de Fundação Ezequiel Dias (Funed) estar sendo subestimada pelo governo estadual. A entidade, que é pública e já tem tradição na produção de vacinas, não estaria sendo estimulada pelo executivo a cumprir o papel de produtora de imunizante para conter a pandemia de covid-19.

Na manhã desta terça-feira (23), um ato realizado à porta da fundação, em Belo Horizonte, e em pontos turísticos da capital mineira denunciou o problema.

Representando o Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva esteve na manifestação para “cobrar investimento do governo de Minas para a Funed”, explica. “É uma fundação fundamental para Minas, que já produz medicamentos, vacinas e soros. É possível, por meio da Funed, produzir a vacina contra a covid-19”, defende Ederson.

:: Subestimada por Zema nas eleições, Funed é peça crucial para enfrentar covid-19 em MG ::

Faltou visão estratégica

Na avaliação de Ederson, se o governo de Minas Gerais tivesse realizado investimentos na Funed desde meados de 2020, a fundação mineira estaria no mesmo patamar que o Instituto Butantan e a FioCruz quanto à produção de vacinas contra covid-19.

Os organizadores do ato, em nota, indicaram que a Funed poderia ter estabelecido parcerias internacionais, como fizeram a Fiocruz e o Butantã, otimizando seu parque fabril para produzir vacinas desenvolvidas inclusive em universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Presença no ato

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) esteve na manifestação e cobrou o governador Romeu Zema (NOVO). “Não é incompetência, é uma opção política. O pensamento de que aquilo que é direito – nesse caso uma vacina – tem que ser transformado em uma mercadoria”, avaliou a deputada.

“No pior ano que nós vivemos, o governo de Minas diminuiu o dinheiro da Saúde”, completou. O deputado estadual Jean Freire (PT) também esteve presente.

Organizadores

O protesto foi oficialmente convocado por 15 organizações, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT Minas), os sindicatos de professores, trabalhadores da saúde, farmacêuticos, dos Correios, o Conselho Estadual de Saúde, mandatos parlamentares e coletivos.

Além das atividades à frente da Funed, o manifesto aconteceu simbolicamente, com faixas, na Igreja da Pampulha e na Praça da Liberdade.

Resposta da Funed e do governo

Em entrevista em janeiro, o governador Romeu Zema afirmou que há intenção de que a Funed fabrique vacina contra covid-19 "no futuro".

Ao Brasil de Fato Paraná, a Fundação afirmou que, desde julho de 2020, está em contato com empresas para tratativas relacionadas a parcerias para o desenvolvimento de vacina. Foram assinados memorandos, documentos que não possuem valor de contrato.

:: Funed poderia produzir vacina contra covid, mas falta vontade política, diz médica ::

A Funed argumentou, ainda, que a “produção de vacinas é um trabalho complexo” e que a implantação de uma linha de produção de vacina contra covid-19 depende de “conhecimento robusto do processo produtivo do imunizante a ser produzido”. E que, somente depois da escolha do imunizante é que “será possível avaliar se a Fundação dispõe ou não da infraestrutura física e humana para atender à demanda”.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Rodrigo Durão Coelho e Elis Almeida