cultura popular

Programa Bem Viver aborda dança do coco e mobilização de comunidades quilombolas

A dança do coco e as comunidades quilombolas partilham de uma origem comum: a ancestralidade negra

Ouça o áudio:

A dança do coco é praticada do litoral ao sertão do estado do Ceará - Agência Alagoas
Acredita-se que os toques da quebra do coco por escravizados originaram os primeiros acordes

Na edição desta terça-feira (16), o programa Bem Viver resgata a ancestralidade negra e indígena presente na dança do coco, uma manifestação cultural popular brasileira de presença marcante no Nordeste brasileiro.

:: Sem auxílio, agricultores acumulam prejuízos e pedem derrubada a vetos de Bolsonaro ::

O programa também aborda a articulação das comunidades quilombolas do Brasil para conter a propagação do coronavírus, os alimentos presentes em rituais religiosos de matriz africana e os efeitos colaterais do uso de Ivermectina. 

Dança do coco

Do litoral ao sertão cearense, é possível encontrar os acordes que cadenciam a dança do coco. Mestra Edith, uma das criadoras do Grupo de Mulheres do Coco da Batateira, ativo desde 1979, declara que "é uma coisa que a gente faz por amor e para alegrar as pessoas". As músicas que animam o dia a dia dos moradores da cidade de Crato (CE), muitas vezes falam sobre a relação com a terra.

:: Nas sombras dos barracões, artistas de Parintins sofrem com cancelamento do Carnaval ::

"Nós somos todas agricultoras, e no caminho da roça, as vezes pegávamos uma música e fazíamos uma base [do som] de feijão mexendo nas folhas", afirma a Mestra Edith ao apresentar o coletivo. 

 As fundadoras do grupo faziam parte do Movimento Nacional de Alfabetização e decidiram, durante uma aula, criar um grupo de coco. Após alguns ensaios, aconteceu a estreia do grupo na festa de Nossa Senhora da Penha, uma importante confraternização da região. 

Mobilização quilombola

Ainda em 2020, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), entrou com uma ação solicitando a implementação de medidas emergenciais para conter o vírus nas comunidades.

:: Liderança Tembé é assassinada no Pará; CPT aponta aumento de crimes contra indígenas ::

Na última sexta-feira (12), pela primeira vez, o tema foi discutido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, somente o ministro Marco Aurélio Mello se posicionou, exigindo algumas atitudes imediatas por parte do governo. 

Ivermectina

A Ivermectina foi amplamente divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como alicerce no tratamento contra o coronavírus, entretanto nenhuma pesquisa científica atestava a eficácia do medicamento.

:: "Houve uma política deliberada", diz infectologista sobre falta de vacinas no Brasil ::

Em contrapartida, especialistas afirmavam a ineficiência do uso da Ivermectina no tratamento de covid-19, e agora, médicos relatam efeitos colaterais graves do uso da substância, incluindo falência hepática que exige transplante de fígado.

O caso foi divulgado nas redes sociais pelo presidente da  Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Fred Fernandes. Outra médica do Ceará também relatou um caso de insuficiência hepática em decorrência de duas semanas de uso da substância pelo paciente. 

Comida divina

O quadro Alimento é Saúde aborda as considerações divinas da comida. A ialorixá Carmem de Oxum, do terreiro de candomblé Ilê Olá Omi Asé Opô Araká ressalta a alimentação no campo do simbolismo e das religiões, sobretudo as de matriz africana.

:: De carne a sorvete: conheça um pouco mais sobre a versatilidade da jaca ::

"Cada um dos orixás tem uma comida específica, tem uma comida que é preparada de uma forma muito especial, que é servida na hora das oferendas”.Orixás é como se chamam os deuses das crenças africanas", afirma Carmem de Oxum. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Edição: Daniel Lamir