Carnaval 2021

Ceará segue com programação virtual de Carnaval; música e teatro puxam folia online

Centros culturais de Fortaleza e prefeituras da região do Cariri estão com apresentações em seus canais oficiais

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Mestra Rainha Almeida, do maracatu, faz parte da programação do Theatro José de Alencar, de Fortaleza, na quarta-feira (17), às 20h - Foto: Felipe_Abud

Uma vasta programação online de grupos de Fortaleza e da região do Cariri, no sul do Ceará, pode ser uma opção para quem quer aproveitar o feriado de Carnaval com música e folia em casa.

Continua após publicidade

Com a pandemia ainda em altos níveis de contaminação, o tão esperado período de Carnaval, este ano, veio com restrições para evitar grandes aglomerações.

Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus no último dia 10, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou, entre outras medidas, a suspensão de ponto facultativo para o período de Carnaval, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar deu início, nesta segunda-feira (15), ao ciclo programático “Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar”, com a apresentação de 15 trabalhos inéditos em formato de vídeo, cada um deles com duração de cinco a 10 minutos, resultado da produção de 17 artistas cearenses.

As apresentações estão ocorrendo às segundas, quartas e sextas-feiras de fevereiro, a partir das 20h, no YouTube e no IGTV do Centro Cultural Dragão do Mar.

Confira a lista de apresentações.

Theatro José de Alencar

Na quarta-feira de cinzas, dia 17, terá início a programação online do Theatro José de Alencar (TJA), com lives e encontros com o tema dos ciclos carnavalescos.

Às 20h, será transmitido pelo instagram do TJA o início da programação, com a homenagem à professora, pesquisadora e artista Elzenir Soares, considerada “a dama do folclore cearense”.

A programação da quarta-feira contará com a participação da Mestra Rainha Almeida, do maracatu. No mesmo dia, Deidiane Piaf, personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, fará a exibição de fotos, relembrando as memórias e histórias de outros carnavais.

Crato

A gravação da programação de Carnaval promovida pela Prefeitura do Crato nos dias 13 e 14 está disponível na página do município no facebook.

Além de debates, o evento virtual contou com a apresentação artística de Abidoral Jamacaru, do Quinteto Banda de Música, da Mestra Edite do Coco e do Maracatu Uinu Erê.

Mais informações sobre a programação no site da Prefeitura do Crato e no Instagram.

Juazeiro do Norte

Já em Juazeiro do Norte, o “Carnaval Remoto” teve início na sexta-feira, 12, com programação estendida até esta terça-feira (16), a partir das 18h, homenageando o carnavalesco Itamar Araújo dos Santos, conhecido como Itamar do Halley.

A programação contará com entrevistas dos representantes da Agremiação Acadêmicos do Siri Ará, Carnamalvas, Horto Folia, Afoxé Filhos de Mãe Têta, Carnaúba, Batuque Folia e Bloco K com Nós. 

O evento será exibido pela TV Padre Cícero e pelo canal oficial do YouTube da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Mais informações pelo Facebook da prefeitura.

 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Francisco Barbosa e Rodrigo Durão Coelho