A partir desta quarta-feira (10), o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A previsão é que a divulgação ocorra no fim da tarde.
:: Falta de protocolos sanitários marcam início das aulas presenciais em São Paulo ::
Com o gabarito em mãos, no entanto, ainda não é possível saber a nota no exame, uma vez que a prova é corrigida por um método diferente, a teoria de resposta ao item (TRI), que leva em conta outros fatores além dos acertos e erros, como a coerência de cada estudante ao responder às questões.
Por exemplo, se um estudante acertar muitas questões difíceis, espera-se que tenha acertado as perguntas mais fáceis. Caso contrário, o sistema entende que há a possibilidade do candidato ter “chutado”. Nesse caso, a nota será menor do que aquele estudante que respondeu de forma mais coerente.
:: Volta às aulas presenciais é marcada por disputa política na Argentina ::
As notas oficiais serão divulgadas no dia 29 de março, bem como da prova digital quanto do exame impresso.
Enem digital
Mais de 90 mil candidatos se inscreveram para a realização da prova. Mas no primeiro dia do exame digital, no dia 31 de janeiro, em algumas localidades, houve dispensa de inscritos, que relataram, pelas redes sociais, problemas técnicos para a aplicação do Enem Digital. Entre os relatos estão "falha na conexão" e "erro no sistema".
::Leia também: “Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido::
Segundo os relatos, o sistema dos computadores disponíveis não funcionou corretamente e, mesmo após horas de espera, o problema não foi solucionado. Os candidatos afirmam que foram dispensados e orientados a remarcarem a data da prova. Porém, no calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela aplicação da prova, não há nenhuma data prevista para a reaplicação do exame digital.
Ao comentar sobre as falhas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que os candidatos que não conseguiram fazer a prova por problemas no sistema do Inep poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Edição: Daniel Lamir