Expectativa

Inep divulga gabarito do Enem digital nesta quarta-feira (10)

Com o gabarito, no entanto, não é possível saber a nota final, uma vez que a prova é corrigida por um método específico

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As notas oficiais serão divulgadas no dia 29 de março, bem como da prova digital quanto do exame impresso
As notas oficiais serão divulgadas no dia 29 de março, bem como da prova digital quanto do exame impresso - Dálie Felberg/Alep

A partir desta quarta-feira (10), o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A previsão é que a divulgação ocorra no fim da tarde.

:: Falta de protocolos sanitários marcam início das aulas presenciais em São Paulo ::

Com o gabarito em mãos, no entanto, ainda não é possível saber a nota no exame, uma vez que a prova é corrigida por um método diferente, a teoria de resposta ao item (TRI), que leva em conta outros fatores além dos acertos e erros, como a coerência de cada estudante ao responder às questões. 

Por exemplo, se um estudante acertar muitas questões difíceis, espera-se que tenha acertado as perguntas mais fáceis. Caso contrário, o sistema entende que há a possibilidade do candidato ter “chutado”. Nesse caso, a nota será menor do que aquele estudante que respondeu de forma mais coerente. 

:: Volta às aulas presenciais é marcada por disputa política na Argentina ::

As notas oficiais serão divulgadas no dia 29 de março, bem como da prova digital quanto do exame impresso. 

Enem digital

Mais de 90 mil candidatos se inscreveram para a realização da prova. Mas no primeiro dia do exame digital, no dia 31 de janeiro, em algumas localidades, houve dispensa de inscritos, que relataram, pelas redes sociais, problemas técnicos para a aplicação do Enem Digital. Entre os relatos estão "falha na conexão" e "erro no sistema". 

::Leia também: “Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido::

Segundo os relatos, o sistema dos computadores disponíveis não funcionou corretamente e, mesmo após horas de espera, o problema não foi solucionado. Os candidatos afirmam que foram dispensados e orientados a remarcarem a data da prova. Porém, no calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela aplicação da prova, não há nenhuma data prevista para a reaplicação do exame digital.

Ao comentar sobre as falhas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que os candidatos que não conseguiram fazer a prova por problemas no sistema do Inep poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Edição: Daniel Lamir