Coluna

Complexo de seriema

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

O vendedor foi de casa em casa na rua em que ele morava, vendendo televisores para todo mundo. Mas quando chegou ao Suassuna, ele não conseguia convencer o homem a comprar aquela coisa - Unsplash
Ele fazia, com muita sabedoria e humor, um tipo de palestra a que chamavam “aula espetáculo”

O grande escritor Ariano Suassuna, que morreu há poucos anos, e é conhecido do grande público por ter escrito O Auto da Compadecida, tinha umas particularidades.

Uma delas, contam, era a decisão de nunca viajar para o exterior. Viajava muito pelo Brasil, mas segundo dizem nunca saiu daqui.

Outra coisa era certa aversão a algumas tecnologias novas. Não sei se é verdade, mas me contaram que nunca usou computador, por exemplo. Escrevia sempre à mão ou numa velha máquina de escrever.

Leia também: Bares da Vila Madalena

Falando em não saber se isso é verdade ou não, ele gostava dos mentirosos. Defendia a mentira, quando ela não era para fazer mal a ninguém. Só mentiras ingênuas ou até bondosas.

Ele fazia, com muita sabedoria e humor, um tipo de palestra a que chamavam “aula espetáculo”. Fui a duas delas.

Leia também: Promessas

Uma vez ele falou de um mentiroso de Pernambuco, que criava abelhas. Esse sujeito começou a ter tanto mel para vender que algumas pessoas estavam suspeitando que era mel falsificado. Mas ele explicou:

- Cruzei minhas abelhas com vagalumes, agora elas trabalham dia e noite.

E voltando a novidades que ele não gostava, uma era a televisão. Dizem que ele odiava essa coisa que o humorista Stanislaw Ponte Preta dizia que era a maior invenção feita a serviço da imbecilidade humana.

Leia também: Festa na periferia

Pois bem... Ariano Suassuna não gostava dela.

Uns amigos dele, só para provocar, pouco depois que a televisão chegou a Recife, mandaram um vendedor de aparelhos de TV tentar vender um para ele.

O vendedor foi de casa em casa na rua em que ele morava, vendendo televisores para todo mundo. Mas quando chegou ao Suassuna, ele não conseguia convencer o homem a comprar aquela coisa.

Leia também: O homem de Macau

Segundo consta, o vendedor, com sua psicologia de botequim, disse:

- Seu Ariano, esta rua tem 54 casas, quase todas com muitas crianças, e em todas compraram aparelho de televisão, só o senhor que não quer. Os seus filhos vão ficar com complexo de televisão.

O escritor respondeu:

- Olha... Aqui tem 54 casas, mas só eu tenho seriemas no quintal. Então as crianças das outras 53 casas vão ficar com complexo de seriema.
 

Edição: Leandro Melito