O ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou logo após o início da aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, qual o tema da redação: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Os candidatos devem dissertar sobre a dificuldade de se prevenir e buscar tratamento no campo da saúde mental, que muitas vezes é desprezada e subestimada, em comparação com doenças físicas.
O estigma associado à doença mental é dos mais importantes e difíceis obstáculos para a recuperação e reabilitação do indivíduo. Segundo especialistas, a discriminação pode ser tão incapacitante quanto a própria doença.
O combate ao estigma é considerado primordial para o tratamento. Para se ter uma ideia da relevância do tema entre os jovens, o número casos de depressão relatados por brasileiros de 15 a 29 anos aumentou 52% de 2015 a 2018. O isolamento e a reclusão forçada pela pandemia podem agravar esse cenário.
As políticas de saúde mental vêm sendo desmanteladas no Brasil sob governo Bolsonaro. Pesquisadores da área afirmam que o desmonte visa reacender a "lógica do manicômio", ou seja, tratamentos violentos e segregadores, na contramão da ideia de um tratamento territorial, comunitário e em liberdade.
Edição: Leandro Melito