Rio de Janeiro

Coluna

Desidratação e suco

Imagem de perfil do Colunistaesd
O consumo diário de líquidos tem como base a água mineral e na Nutrição consideramos o ideal de 35ml/kg - Thiago Lamenha / Unsplash
É natural que, conforme vamos envelhecendo, nosso corpo vai se tornando mais seco

A maior parte do nosso corpo é composta de líquidos. O sangue é o que apresenta maior composição líquida (95%), mas os ossos, músculos e células de gordura também são dependentes de fluidos para o funcionamento ideal do organismo.

Os líquidos corporais são importante via de nutrição e limpeza do nosso corpo. Estamos constantemente em troca com o ambiente, mas em períodos de altas temperaturas a tendência é que aumente a perda de líquidos e sais minerais.

Leia mais: A comida como linguagem

Uma das grandes preocupações do verão é a desidratação. Parece um problema simples, mas pode se tornar muito perigoso caso não saiba identificar os sinais e sintomas. Tonteira, boca e pele secas, indisposição, aumento da frequência cardíaca, olhos fundos são alguns sintomas comuns. Para casos leves de desidratação, o aumento do consumo de água mineral e um ambiente com temperaturas mais amenas podem resolver o problema. Em casos mais graves, é importante usar soro caseiro, de farmácia ou em postos de saúde.

Idosos e crianças estão mais sucetíveis às complicações. É natural que, conforme vamos envelhecendo, nosso corpo vai se tornando mais seco. Conseguimos perceber isso através da pele mais seca e fina e do surgimento de rugas. No Ayurveda é considerado que o dosha Vata fica mais influente no processo de envelhecimento, aumentando as características de secura e leveza.

Em bebês é importante observar se a moleira está funda. Caso ainda esteja em período de amamentação, a mãe deve beber mais água e intensificar a frequência de mamadas.

As causas da desidratação são diversas. Febre, vômito e diarreia podem levar à desidratação, como por exemplo em casos de infecção alimentar pelo consumo de água contaminada ou alimentos estragados. Queimaduras e lesões na pele, quando extensas e graves, desestabilizam a troca líquida com o ambiente e também levam à maior perda de líquidos. Todas as vias de eliminação do corpo estão envolvidas nesse processo de desidratação (urina, fezes, suor, lágrima, menstruação, respiração, leite materno), portanto é muito importante observar as características das suas excreções. Se estiver apresentando fezes mais duras que o normal, pouca produção de lágrimas ou suor, urina amarelada e com cheiro forte, menstruação mais densa e com muita cólica e leite materno mais escasso, aumente a ingestão de líquidos!

Leia também: Damurida, cariru, caxiri, gerimu e tucupi, conheça a original culinária de Roraima

O consumo diário de líquidos tem como base a água mineral e na Nutrição consideramos o ideal de 35ml/kg. Ou seja, uma pessoa de 70 kg deveria consumir em torno de 2,5L. A água de coco pode ser consumida sempre que possível, para hidratar e repor os sais minerais perdidos – é um soro natural perfeito. Chás e sucos naturais da fruta são complementares na hidratação, pois além de água também apresentam outros nutrientes e substâncias, que podem servir como uma refeição ou medicamento, influenciando o organismo de diversas maneiras.

No texto anterior eu escrevi um pouco sobre a influência do verão sob nossa digestão e escolhas alimentares. Pensando nisso, trago uma receita hidratante e de fácil digestão, para que você mantenha seu corpo saudável durante esse período quente do ano.

Suco do verão

Ingredientes:

Polpa de 1 maracujá

1 manga Palmer pequena

1 colher de café rasa de canela em pó

200 ml de água mineral ou de coco

Como fazer:

Bater tudo no liquidificador;

Coar no voal ou peneira fina

Se achar muito grosso adicione um pouco mais de água.

Beber, preferencialmente, logo após o preparo, em temperatura ambiente ou fresco

* A manga e a canela adoçam naturalmente o suco, portanto prove antes de adicionar qualquer outro tipo de adoçante (melado, açúcar, adoçantes artificiais, etc.)

Edição: Rodrigo Durão Coelho