pandemia

China tem novos casos de covid e promove medidas para "desencorajar" viagens no país

O país asiático registrou 103 novos casos e impulsiona uma campanha para evitar deslocamentos no ano novo chinês

Tradução: Roxana Baspineiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
As autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger
As autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger - (Foto: Anthony Wallace / AFP)

A China alcançou, na última semana, o maior número diário de casos de covid-19 desde julho de 2020. Devido ao aumento de casos, o governo chinês tomou medidas excepcionais para conter o número de infecções, incluindo a vacinação toda a sua população gratuitamente, como afirmou a Comissão Nacional de Saúde (NHC) do país asiático na segunda-feira passada (6).

A autoridade sanitária chinesa informou que o país asiático detectou 103 novos casos de covid-19, das quais 85 foram transmitidos localmente. Este é o número mais alto desde que 127 casos foram notificados em 30 de julho do ano passado.

China amplia vacinação e pretende imunizar toda a população até fevereiro

A maioria dos casos está relacionada ao surto detectado na província nordestina de Hebei, perto de Pequim, que levou à imposição de medidas mais severas, incluindo o fechamento da capital da província. Hebei foi responsável por 82 das 85 novas infecções locais registradas em 10 de janeiro.

Entretanto, as autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger, especialmente no período que antecede o ano novo chinês, comemorado em 12 de fevereiro, para evitar a propagação do vírus.

Neste sentido, foram anunciadas medidas e incentivos especiais para desencorajar a população a viajar nestas datas, incluindo benefícios salariais para funcionários, instituições governamentais e privadas, que optarem por ficar em casa. Por sua vez, a empresa ferroviária e várias companhias aéreas anunciaram que reembolsarão as passagens sem taxas para aqueles que queiram cancelar reservas.

Epicentro da covid há um ano, Wuhan é hoje a cidade “mais segura”, relata brasileiro

O governo chinês ratificou ainda que a vacinação contra a covid-19 no país será gratuita e os custos serão arcados conjuntamente pelo fundo de seguro de saúde e pelas reservas governamentais, assegurando assim o compromisso da China de colocar a saúde e a vida das pessoas em primeiro lugar.

O número total de infecções do gigante asiático até agora é de 87.536, enquanto o número de mortos permanece inalterado em 4.634, de acordo com a agência de notícias internacional Reuters.

Saiba mais na reportagem em vídeo, realizada em parceria com a teleSUR.

Edição: Luiza Mançano