No contexto da segunda onda do coronavírus, o Brasil continua registrando aumento no número de casos de covid no país. Nas últimas 24 horas, foram 17.771 novos casos e 331 mortes registrados em todo território nacional. Os dados são do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass).
:: Entenda o que é e como acontece a mutação do novo coronavírus ::
O estado mais infectado segue sendo São Paulo, com 1.467.953 infectados e 47.808 óbitos por covid19. Em segundo lugar está o estado do Rio de Janeiro, com 435.604 que foram contaminados e 25.608 mortes no total.
Com quase 11 milhões de pessoas vacinadas em mais de 29 países, o Brasil ainda patina na consolidação de um plano nacional de vacinação. Até o momento, nenhum laboratório solicitou registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto o definitivo quanto o emergencial.
:: BdF Explica | Pandemia, antirracismo, eleições: que ano foi 2020? ::
As vacinas em estágios mais avançados no Brasil são as da Pfizer e a AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Esta última será fabricada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em um acordo que prevê a transferência de tecnologia para o laboratório brasileiro. A previsão é que o primeiro lote com 1 milhão de doses seja entregue entre 8 e 12 de fevereiro.
Desde o início da pandemia, o Brasil já contabilizou 7.716.505 de infectados e 195.725 mortes.
Saiba o que é o novo coronavírus
É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.
Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Lucas Weber