Coluna

Com ou sem Bolsonaro, vacina para todos já

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Nosso papel é, com ou sem Bolsonaro, construir um plano nacional de vacinação para todas e todos. A semana que passou foi de avanços importantes - Governo de São Paulo / Fotos Públicas
Bolsonaro não se esforça para isso porque é um negacionista

Cada vez fica mais explícito a falta de vontade do governo Bolsonaro de garantir um plano nacional de imunização para todas e todos no enfrentamento à covid-19

Continua após publicidade

Bolsonaro não se esforça para isso porque é um negacionista em relação às vacinas, não à toa 2019 já foi o pior ano do programa nacional de imunização deste século. Bolsonaro não investe nisso porque não quer investir mais recursos na área da saúde. Quando ele fala de credito de R$ 20 bilhões, a primeira coisa que ele diz é que "muita gente vai querer ganhar dinheiro com esse programa de vacinas", em vez de falar da importância para a saúde – e inclusive para a economia – de vacinar toda a população. 

Relembre: Sob governo Lula, Brasil foi o país que mais vacinou contra H1N1 pelo sistema público

E Bolsonaro não quer porque, para fazer um plano de vacinação para todos é necessário compartilhar com estados, municípios, com a ciência, com instituições públicas, com o nosso grande SUS. Por isso, o nosso papel é, com ou sem Bolsonaro, construir um plano nacional de vacinação para todas e todos. 

A semana que passou foi de avanços importantes em relação a isso.

No espaço do Congresso Nacional aprovamos uma emenda à lei de diretrizes orçamentárias para 2021, que cria uma ação própria para a vacinação da covid-19 exigindo que o governo federal separe recursos próprios pra isso e estabelecendo como meta a vacinação de toda a população apta a receber a vacina até o final de 2021. Isto está como regra do orçamento de 2021. 

Na Câmara dos Deputados, conseguimos aprovar a medida provisória da vacina que cria a obrigação de um programa universal de vacinação para toda a população iniciando pela população mais vulnerável, como idosos, profissionais da saúde, trabalhadores da educação e serviços essenciais. Esse programa mantém um conjunto de prioridades que haviam sido retiradas por Bolsonaro como as populações em situação de privação de liberdade.

Leia também: Fique em casa no final do ano

Para além disso essa nossa medida provisória aprova, explicitamente, que Bolsonaro não pode exigir termos de consentimento e estabelece que um conjunto de agências internacionais podem ser certificadoras da vacina. Ou seja, a Agência Sanitária da Argentina, do Canadá, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Coreia, da Rússia, da China e do Japão. Caso alguma dessas entidades tenha aprovado vacinas, a Anvisa tem no máximo cinco dias para aprovar a autorização emergencial aqui no Brasil. 

E a ação dos partidos de oposição, PT, Rede, PCdoB, PDT e PSB, junto ao Supremo Tribunal Federal, fez com que a Suprema Corte convocasse o governo a apresentar o plano de vacinação exigindo o calendário de inicio e de término, o que joga mais pressão ainda obrigando o governo a se mexer em relação a isso. 

Com ou sem Bolsonaro, teremos que ter vacina para todos já. Cada um pode fazer a sua parte e criar instrumentos para que isso possa acontecer no Brasil. 

Relembre: A segunda onda da covid-19 já chegou no continente americano

Edição: Rodrigo Chagas