Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Vem chegando o verão: período para consumir alimentos e temperos leves

Imagem de perfil do Colunistaesd
Para ir preparando seu corpo, o ceviche de manga é uma receita refrescante e muito saborosa, com vários temperos digestivos - Reprodução
O período de 15 dias que antecede a nova estação é considerado o momento ideal para nos adaptarmos

Apesar da instabilidade climática que estamos vivenciando semanalmente, é impossível não perceber que o verão já está chegando. O início dessa estação é oficialmente no dia 21 de dezembro, mas há quem considere que o verão já chegou desde a primeira gota de suor com o mínimo esforço.

Eu já comentei em outros textos sobre o Ayurveda (conhecida também como medicina tradicional indiana) e, nessa filosofia, o período de 15 dias que antecede a nova estação é considerado o momento ideal para nos adaptarmos às mudanças sazonais. Coincidência ou não, é o momento exato em que escrevo esse texto.

Leia também: Prato Cheio | Conheça a Ayurveda, ciência milenar indiana que não para de crescer

As principais características do verão no sudeste do Brasil são as altas temperaturas, com sensação térmica elevada, chuvas intensas e rápidas ao final do dia, geralmente com trovoadas. No Rio de Janeiro, é comum nos sentirmos cansados e termos a sensação de ”estar derretendo”.

Essas sensações acontecem devido à supressão da digestão pela alta temperatura externa, que retira o vigor corporal, e pelos períodos de secura seguidos de precipitação acumulada. 

Portanto, para tirar o melhor proveito da sua digestão e se manter disposto ao longo do verão, dê preferência para alimentos e temperos refrescantes, leves, porém digestivos, como por exemplo: frutas, verduras e legumes da época, hortelã, louro, cardamomo, etc. Evite refeições muito condimentadas e quentes, como por exemplo, aquela feijoada ou aquele pratão de fritura.

No verão, aumente a ingestão de líquidos, principalmente água mineral e água de coco.

Nosso corpo funciona de acordo com as influências ambientais. Se você ainda não leu, aqui na coluna também já falei sobre a primavera e o inverno. Exemplifico a região sudeste, pois é de onde eu falo, mas sempre avalie as características da sua região para fazer escolhas alimentares de acordo com o clima.

Leia mais: Prato Cheio | Chegou a primavera: estação ideal para consumir alimentos frescos

Para ir preparando seu corpo e seu paladar para o verão, trouxe um receita refrescante e muito saborosa, com vários temperos digestivos. Pode servir como uma entrada, complemento da refeição ou sanduíche ou até mesmo como base de uma saladão.

CEVICHE DE MANGA

Ingredientes:

1 manga palmer grande, pouco madura;

1 cebola roxa pequena;

½ maço de coentro fresco;

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado;

1 pimenta dedo de moça pequena;

1 limão tahiti;

Sal.

Modo de preparo:

Descasque e corte a manga em cubos pequenos, reserve em um recipiente;

Fatie a cebola em meia-lua, separe as folhas do coentro (também pode o usar o talo picadinho) e rale o gengibre;

Corte a pimenta bem fininha - se você quiser a preparação mais picante, use as sementes também.

Misture todos os ingredientes picados com a manga;

Adicione o sumo de limão e sal à gosto. Misture bem todos os ingredientes com a mão – o calor das mãos ajuda a “cruzinhar” a preparação.

Deixe descansando por 20 minutos - quanto mais tempo deixar, mais os sabores vão se misturar.

Dica: você pode aumentar ou diminuir a quantidade dos ingredientes conforme suas preferências; é possível substituir a manga pela banana-da-terra, o processo é o mesmo e não precisa cozinhar a banana.

Edição: Mariana Pitasse