Veneno na comida

Programa Bem Viver sintoniza a luta internacional contra os agrotóxicos

A data de 03 de dezembro marca o crime da empresa Union Carbide (EUA) em Bhopal, na Índia, matando 2,2 mil pessoas

Ouça o áudio:

Brasil de Fato lança vídeo a luta contra os agrotóxicos nesta quinta-feira (03)
Brasil de Fato lança vídeo a luta contra os agrotóxicos nesta quinta-feira (03) - EBC
É possível estabelecer algumas políticas públicas, como o incentivo para produção agroecológica

O programa Bem Viver desta quinta-feira (03) adentra o Dia Internacional da Luta contra os Agrotóxicos. A data marca o maior crime industrial da história, que aconteceu em Bhopal, na Índia, em 1984, tirando a vida de 2,2 mil pessoas e atingindo outras 600 mil ao longo dos anos.  

Em entrevista ao programa, a assessora jurídica da organização Terra de Direitos, Naiara Bitencourt, destacou a liberação de venenos na produção de alimentos por parte do governo federal, sobretudo desde o ano passado. A advogada também falou sobre as mobilizações coletivas e proposições para um país com menos venenos na agricultura. 

"É possível estabelecer algumas políticas públicas, como o incentivo para produção agroecológica das familias através de aquisição pública e capacitações para transição agroecológica", propõe Naiara Bittecourt, lembrando que muitos municípios brasileiros já adotam essas medidas, como foram evidenciadas pela campanha Agroecologia na Eleições, da Articulação Nacional de Agroecologia.  

Ainda no tema da luta contra os agrotóxicos, o Bem Viver anuncia o lançamento do vídeo Bhopal 84, que será exibido pela primeira vez nesta quinta-feira (03) nas redes sociais do Brasil de Fato

:: Mais de 170 candidaturas eleitas se comprometeram com a promoção da agroecologia ::

Outra pauta do programa é o acelerado aumento nas taxas de covid-19 no Brasil nas últimas semanas. Além de atualizar os dados pelo país, a edição alerta que após o afrouxamento das medidas de isolamento muitas cidades voltaram a registrar percentuais preocupantes na lotação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao mesmo tempo, alguns governantes estão resistindo em adotar medidas mais restritivas.

:: Furando a fila: promotores de SP pedem para receber primeiro a vacina da covid :: 

Por outro lado, Bem Viver anuncia um pouco da diversidade da culinária do jovem Estado de Roraima. As raízes indígenas se juntam com a cozinha amazonense e nordestina na mesa da população roraimense. A reportagem fala sobre os tipos de alimentos e suas histórias, que juntam sabor e nutrição. 

:: Podcast - Radinho BdF ::

Outro destaque no programa é a apresentação do Radinho BdF desta semana, que aborda a diversidade de núcleos familiares. Para tanto, são apresentados depoimentos de crianças que contam duas mães ou dois pais, além algumas que passaram a conviver no núcleo só depois de nascidas. As crianças apresentam exemplos de respeito e tolerância que servem para toda a sociedade.  

Edição: Daniel Lamir