Eleições 2020

Pesquisas apontam disputa acirrada em capitais como Porto Alegre, Recife e Vitória

Em São Paulo, Covas aparece com 55% e Boulos, 45%; em Belém, Edmilson (PSOL) tem 58%, Eguchi (Patriota), 42%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Cerca de 38 milhões de eleitores votarão no segundo turno das eleições municipais 2020 em 57 cidades - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 18 capitais, a escolha para a prefeitura será definida no segundo turno das eleições municipais neste domingo (29). Confira os últimos dados das pesquisas eleitorais.

Em Recife (PE), os deputados federais João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) chegam ao dia do segundo turno da eleição em empate numérico, de acordo com pesquisa Datafolha. Os dois têm 50% dos votos válidos. Brancos e nulos chegam a 12%, e não sabem, 4%. O Datafolha ouviu presencialmente 1.803 eleitores nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa, feita pela Folha de S. Paulo com a TV Globo, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope para a prefeitura de Porto Alegre, da noite deste sábado (28), mostra que Manuela D’ávila (PCdoB) ultrapassou o candidato Sebastião Melo (MDB), tirando 8 pontos de diferença e assumindo a liderança da disputa. Manuela tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Melo. Na pesquisa anterior, os percentuais eram de 54% para Melo e 46% para Manuela.

O Datafolha deste sábado (28) também mostra que o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) tem 45% dos votos válidos e o atual prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), aparece com 55%. Brancos e nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 4% dos entrevistados. A pesquisa ouviu 3.047 eleitores na capital na sexta (27) e no sábado (28), e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi feita em parceira pela Folha de São Paulo e a Rede Globo.

No começo da noite, a TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo divulgaram pesquisa Ibope com os percentuais de intenção de votos válidos para a Prefeitura de São Paulo, ou seja sem contar votos brancos, nulos (que na pesquisa somaram 14%, nem os que não sabem ou não responderam, 3%. O Ibope mantém os resultados da última pesquisa divulgada na quarta-feira (25): Covas aparece com 57% e Boulos com 43%. O instituto ouviu 1.204 eleitores da capital paulista, entre 27 e 28 de novembro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Vitória (ES), o Ibope também aponta empate técnico entre João Coser (PT) e Delegado Pazolini (Republicanos), ambos com 50%. Branco e nulo somam 5% e não sabe ou não responderam, 3%. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 26 e 28 de novembro.

Em Belém, os candidatos em disputa são Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota). Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28), o primeiro tem 58% das intenções de votos válidos (na pesquisa anterior, do dia 21, tinha 52%) e o segundo, 42% (antes os 48% da sondagem anterior). A margem de erro é de quatro pontos percentuais, o que significa que os candidatos estão empatados.

Já no Rio de Janeiro (RJ), o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem larga vantagem na disputa pela prefeitura, com 68% das intenções de votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), tem 32%, segundo o Datafolha. Brancos e nulos são 16% e não sabem ou não responderam, 4%. A pesquisa entrevistou 1.786 eleitores nos dias 27 e 28 de novembro, foi feita pela Folha de S. Paulo com a TV Globo, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital cearense, Fortaleza, a última pesquisa Ibope mostra José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, na liderança, com 61% dos votos válidos, enquanto o deputado federal Capitão Wagner (PROS) tem 39%. Os dados são de 805 eleitores ouvidos entre os dias 26 e 27 de novembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Edição: Mauro Ramos