A morte do ex-jogador Diego Maradona, nesta quarta-feira (25), teve repercussão imediata entre lideranças de esquerda na América Latina no Twitter. Acompanhe algumas das reações:
"Diego Armando Maradona foi um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única. A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latinoamericano marcaram nossa época", posto ou ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
1 - Diego Armando Maradona foi um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única. A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latinoamericano marcaram nossa época. pic.twitter.com/DubeM2PgQ4
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2020
"Você nos levou ao topo do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Sentiremos sua falta para o resto da vida", postou o presidente argentino Alberto Fernández.
Nos llevaste a lo más alto del mundo. Nos hiciste inmensamente felices. Fuiste el más grande de todos.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 25, 2020
Gracias por haber existido, Diego. Te vamos a extrañar toda la vida. pic.twitter.com/pAf38sRlGC
"Muita tristeza ... Muita. Foi ótimo. Adeus Diego, nós te amamos muito. Um grande abraço aos seus familiares e entes queridos", postou a ex-presidente Argentina Cristina Kirchner.
Mucha tristeza... Mucha. Se fue un grande.
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) November 25, 2020
Hasta siempre Diego, te queremos mucho. Enorme abrazo a sus familiares y seres queridos. pic.twitter.com/Fv8zhnL1V3
"Muita tristeza, a lenda do futebol nos deixou, irmão e amigo incondicional da Venezuela. Querido e irreverente "Pelusa", você estará sempre no meu coração e no meu pensamento. Não tenho palavras no momento para expressar o que sinto. Adeus Pibe de América!", postou o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Mucha tristeza, nos ha dejado la leyenda del fútbol, un hermano y amigo incondicional de Venezuela. Querido e irreverente "Pelusa", siempre estarás en mi corazón y en mis pensamientos. No tengo palabras en este momento para expresar lo que siento. ¡Hasta siempre Pibe de América! pic.twitter.com/O0ZRblmB2P
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) November 25, 2020
"Com uma dor na alma soube da morte do meu irmão Diego Armando Maradona. Uma pessoa que se sentiu e lutou pelo humilde, o melhor jogador de futebol do mundo", postou o ex-presidente boliviano Evo Morales.
Con un dolor en el alma me he enterado de la muerte de mi hermano, Diego Armando Maradona. Una persona que sentía y luchaba por los humildes, el mejor jugador de fútbol del mundo. pic.twitter.com/7cNMtRTRHG
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) November 25, 2020
"Lamentamos profundamente a morte sensível do grande 10 do futebol e irmão latino-americano Diego Armando Maradona. O mundo lamenta sua perda irreparável. Nossas condolências aos seus entes queridos e a toda a família do futebol", postou o atual presidente da Bolívia Luis Arce.
Lamentamos profundamente el sensible fallecimiento del gran 10 del fútbol y hermano latinoamericano Diego Armando Maradona. El mundo llora su irreparable pérdida. Nuestras condolencias a sus seres queridos y toda la familia futbolera. pic.twitter.com/f7OETDBKhQ
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) November 25, 2020
"Perdemos nosso querido http://Maradona.Um gênio do futebol e ativo participante da vida politica da argentina e da América latina. Esteve ao lado de todas as grandes causas. Em especial nos ajudou a enterrar a ALCA como plano dos gringos sobre o continente", postou João Pedro Stedile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Perdemos nosso querido https://t.co/axyQiAvh0j gênio do futebol e ativo participante da vida politica da argentina e da América latina. Esteve ao lado de todas as grandes causas. Em especial nos ajudou a enterrar a ALCA como plano dos gringos sobre o continente pic.twitter.com/7AYhoItQlM
— João Pedro Stédile (@stedile_mst) November 25, 2020
"Hoje perdemos Maradona, o "mais humano dos deuses", nas palavras de Galeano. Obrigado por tudo, gênio!", postou o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL).
Hoje perdemos Maradona, o "mais humano dos deuses", nas palavras de Galeano. Obrigado por tudo, gênio! pic.twitter.com/QffUX6JRCQ
— Guilherme Boulos 50 (@GuilhermeBoulos) November 25, 2020
Edição: Leandro Melito e Rogério Jordão