Eleições 2020

SP: Na reta final da eleição, campanha de Guilherme Boulos dispara nas redes sociais

Levantamento mostra que visualização de vídeos feitos pelo candidato do PSOL ultrapassa 11 milhões; de Covas, 70 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

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“Ele faz uma campanha de rua muito intensa, que acaba gerando mais conteúdo para a internet", analisa Malini
“Ele faz uma campanha de rua muito intensa, que acaba gerando mais conteúdo para a internet", analisa Malini - Nelson Almeida / AFP

Um levantamento feito por Fabio Malini, pesquisador e analista de redes pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mostra que Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, desperta maior interesse na internet do que seu concorrente direto no segundo turno, Bruno Covas (PSDB).

De acordo com Malini, entre os dias 16 e 21 de novembro, a primeira semana após o primeiro turno, os candidatos tiveram desempenhos diferentes no Instagram. Boulos ganhou 78 mil novos seguidores, já Covas apenas 5 mil. No Facebook, o candidato do PSOL teve 20 mil novas adesões, enquanto o tucano apenas 2 mil.

Os dados mais discrepantes são de visualizações dos conteúdos postados por esses candidatos no Instagram. Os vídeos de Boulos no Instagram tiveram 11 milhões de visualizações. Enquanto que as produções de Covas foram vistas 70 mil vezes.

“É uma campanha que tem um volume de publicações muito maior que o Covas, o número de postagens faz aumentar o número de visualizações", afirma Malini.

Ele ressalta que há uma “diferença absurda de alcance a favor de Boulos. Se isso significará virada de votos, aí é outra história”, pondera o professor, que identifica alguns pontos que podem justificar o interesse do público em Boulos.

“Ele faz uma campanha de rua muito intensa, que acaba gerando mais conteúdo para a internet. Essa campanha de rua, afeta a visibilidade digital. Quanto mais ele e a militância circulam pela cidade, mais geram interesse nas pessoas”, explica.

O professor destaca o trabalho digital realizado pela equipe do candidato como um dos fatores responsáveis por esse crescimento.

"É uma campanha muito criativa, com muitos gêneros de conteúdo. Tem live, tem publicação de conteúdo de imprensa, tem vídeos, tem games, então, há uma diversidade de gênero. E é uma campanha que trabalha muito com contraste. O Boulos em contraste com Covas, com Bolsonaro", aponta.

Ainda de acordo com Malini, Boulos é um “político com muitos seguidores”, por conta de sua presença constante nas redes sociais nos últimos dois anos, desde que foi candidato do PSOL à Presidência da República, em 2018, o que teria elevado o número de seguidores do pessolista.
 

Edição: Leandro Melito