truculência

No Dia da Consciência Negra, ato em Fortaleza termina com 3 militantes presas

Manifestação, organizada pela Frente Estadual pelo Desencarceramento, reuniu 30 pessoas em frente à SAP

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

O ato reuniu aproximadamente trinta pessoas. - Foto: Foto de Familiares

Nesta sexta-feira (20), em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi realizada uma manifestação de familiares e amigos das pessoas presas no sistema prisional cearense, em frente a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em Fortaleza. Três manifestantes foram presas e liberadas horas depois, sob pressão do grupo que protestava e aguardou a liberação das militantes na porta da delegacia.

De acordo com Maria Lima, que estava participando do ato, organizado pela Frente Estadual pelo Desencarceramento, houve ação truculenta da polícia e três manifestantes foram detidos durante a ação.

Aproximadamente 30 pessoas estavam seguindo a manifestação. “Era uma manifestação artística. Tinham faixas, os Tambores de Safo estavam lá batucando, e aí o ato ia ter uma encenação contra a ação de tortura dentro dos presídios. Estava tudo tranquilo, a gente estava tocando, colocando as faixas", explica a militante.

Continua após publicidade

"A gente ia para frente da SAP e aí eles determinaram um limite para não avançar. A gente nem avançou, ficamos até o limite. Aí eles começaram a mandar a gente recuar e a gente não recuou e aí eles tacaram spray de pimenta, bala de borracha pra cima, um dos meninos correu para não ser pego e foi derrubado no chão, vários policiais em cima dele”, relata Maria.

::"Justiça por João Alberto": manifestantes destroem loja do Carrefour em SP::

“Tinham crianças no ato, as mães estavam com seus filhos, tinham senhoras... Eles foram truculentos. Em nenhum momento sequer eles hesitaram. E aí detiveram três militantes negros que estavam mais a frente, falando no megafone.”

SAP

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da SAP que informou: na tarde desta sexta-feira (20), pessoas ligadas aos grupos de acompanhamento da situação carcerária no Ceará obstruíram a rua de acesso e desrespeitaram o perímetro de segurança estabelecido pelos policiais militares presentes no local, avançando em direção aos agentes de segurança e ao prédio público que sedia a SAP.

Neste momento, segundo a secretaria, houve a necessidade do uso de equipamentos de controle de distúrbio para dispersão e três pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia para esclarecimentos.

A Polícia Militar do Ceará destaca que, conforme procedimento padrão, vai apurar a conduta dos profissionais envolvidos na abordagem.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena