Crise sanitária

Brasil tem mais de 6 milhões de infectados pela covid-19

Patamar foi alcançado nesta sexta-feira (20), quando foram registrados mais de 38 mil novos casos em apenas 24 horas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Com isolamento baixo, Brasil vê pandemia avançar - Michel Dantas/ AFP

O Brasil ultrapassou a marca de seis milhões de pessoas contaminadas pelo novo coronvírus nesta sexta-feira (20). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o número oficial de infectados desde fevereiro está em 6.020.164. Em um dia, as secretarias de saúde dos estados confirmaram 38.397 novos pacientes.

Relembre: Brasil ultrapassa marca de 5 milhões de infectados pela covid-19

Além disso, o país voltou a ter mais de 400 mil pacientes em observação, depois de passar duas semanas abaixo desse patamar. Os dados são do Ministério da Saúde. A plataforma de dados sobre a covid da pasta, atualizada diariamente, indica que os números desta semana já são mais expressivos do que os registrados até outubro. São mais de 17 mil novos infectados. 

O total de vidas perdidas para a doença no Brasil chegou a 168.613 Em um dia, foram contabilizados 552 casos fatais. A taxa de letalidade, que mede o número de óbitos entre os que pegaram a doença, é de 2,8% no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará seguem com índices superiores à média nacional.

Dois meses atrás: 4 milhões de infectados: Bolsonaro diz que sua estratégia para a covid deu certo

Houve relativa desaceleração na velocidade com que o país chegou  a seis milhões de infectados. Foram necessários 114 dias desde o primeiro caso, em fevereiro, até que o país registrasse um milhão de pacientes, no dia 19 de junho. Menos de um mês depois, em 16 de julho, o número de infectados já chegava a dois milhões. A marca dos três milhões foi alcançada 25 dias mais tarde, em 9 de agosto. Também 25 dias depois, em 3 de setembro, o coronavírus já havia atingido quatro milhões de pessoas.

Há três meses: Bolsonaro e as 100 mil mortes: trapalhadas, omissão e desprezo às vítimas

O patamar de cinco milhões ocorreu 34 dias após a marca anterior. Agora, os seis milhões de infectados, foram confirmados 45 dias depois.  Os números ainda refletem a o ritmo menor de crescimento de casos e óbitos, registrado entre setembro e outubro. No entanto, as últimas duas semanas mostram reversão desse cenário. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Surto generalizado: Mundo chega a mais de 1,3 milhões de mortes pelo coronavírus

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas