Eleições 2020

Em Paulista (PE), 2º turno será entre Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB)

Paulista foi a única cidade apto a 2º turno sem pesquisa de intenção de voto; Na Câmara, quatro mulheres se elegeram

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Francisco Padilha (PSB) busca seu primeiro mandato no Executivo, enquanto Yves (MDB) já foi prefeito do Paulista de 2005 a 2012; - Montagem: Brasil de Fato Pernambuco

O município do Paulista, na região metropolitana do Recife, terá 2º turno no próximo dia 29 de novembro. O ex-prefeito Yves Ribeiro (MDB) obteve 51,3 mil votos, ou 35% do total, largando na liderança da disputa, com uma coligação composta por REDE e pelo PV, do atual vice-prefeito Jorge Carreiro. Em segundo lugar, ficou Francisco Padilha (PSB), apoiado por PT, PCdoB e mais nove partidos, com 38,3 mil votos, ou 26,1% dos votos válidos.

Continua após publicidade

Nos últimos dois anos, o prefeito Júnior Matuto (PSB) chegou a ser afastado duas vezes e viu seu vice Jorge Carreiro (PV) se tornar opositor, criando um desgaste que fez com que surgissem vários candidatos. Este ano foram 10 postulantes à Prefeitura do Paulista. Os escândalos atingiram também vereadores, que desistiram de se candidatar e colocaram apadrinhados na disputa.

Continua após publicidade

Yves Ribeiro (MDB) já governou Paulista por dois mandatos (2005-2012), assim como Igarassu e Itapissuma, totalizando seis mandatos como prefeito. Francisco Padilha (PSB) foi chefe de gabinete do atual prefeito Junior Matuto (PSB), que teve sua imagem manchada nos últimos dois anos após acusações de corrupção por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).  O 2º turno ocorre no próximo dia 29 de novembro.

Continua após publicidade

Também disputaram o pleito o ex-deputado estadual Ramos (PTB), que teve votação expressiva, encerrando a corrida com 20,3%; Alemão (REP), que teve 5,9%; Fábio Barros (PDT), que alcançou 3,8%;  Delegado Gilderley (PRTB), que teve 3,6%; Maria Aparecida (PSD), que fez 1,8%; o ex-deputado Sérgio Leite (PP), que fez apenas 1,8%; Nena Cabral (PSDB), com 0,9%; e Geraldo Pinho Alves (AVA), com 0,7%.

Continua após publicidade

Câmara ganha três mulheres progressistas


A atual legislatura da Câmara Municipal do Paulista conta com 17 vereadores, dos quais dois, Fábio Barros e Alemão, postularam a prefeitura este ano e um, Robertinho, está como vice na chapa de Padilha. Na composição atual a Câmara tem o PSB com maior bancada (6) e conta ainda com PL (2) e CD (2), além de PDT, PT, DEM, REP e PATRI, com um vereador cada. A única mulher é a Irmã Iolanda (PSB).

Mas os dias de Irmã Iolanda ser mulher sozinha na câmara estão contados. A nova legislatura (2021-2024) terá quatro mulheres. Além de Irmã Iolanda (PSB) ter sido não só reeleita, mas como mais votada do Paulista, ela terá companhia de outras três mulheres, todas de partidos do campo progressista: Cassiane (PCdoB), Flávia Hellen (PT) e Marcelly da Aquarela (PDT).

O PSB segue com a maior bancada, mas perdeu uma cadeira e agora tem cinco. Além de Iolanda, foram eleitos Edinho, Eudes Farias, Fabiano Paz e Camelo do Seguro. Terão dois vereadores o PL (Augusto Costa e Vanvan) e o PATRI (Márcio Freire e Regi da União). Além do PCdoB, PT e PDT já mencionados, também terão um vereador cada o MDB (Irmão Fal), o CD (Itamar das Montanhas) e o PMN (Raul).

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga