má companhia

Desde o apoio de Bolsonaro, Russomanno perdeu 14% das intenções de voto em SP

Depois de liderar as intenções de voto, candidato do Republicanos pode ficar de fora até mesmo do segundo turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Entre o apoio de Bolsonaro e a última pesquisa, Russomanno caiu 1% nas pesquisas a cada dois dias
Entre o apoio de Bolsonaro e a última pesquisa, Russomanno caiu 1% nas pesquisas a cada dois dias - Ze Carlos Barretta/Wikipedia

No dia 6 e outubro deste ano, Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que apoiaria a Celso Russomanno (Republicanos) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Desde então, o candidato desidratou nas pesquisas e faltando três dias para a votação, corre o risco de ficar de fora do segundo turno.

Pesquisa divulgada pelo Ibope em 2 de outubro mostra que Russomanno tinha 26% das intenções de votos na capital paulista. Até então, ele liderava o pleito entre os paulistanos. Bruno Covas (PSDB) tinha 20%, Guilherme Boulos (PSOL), 8%, e Márcio França (PSB), 7%.

Quatro dias depois, veio o apoio do presidente e começou a queda do candidato do Republicanos. No último levantamento feito pelo Ibope, divulgado no último dia 9 de novembro, Russomanno aparece com 12%, na terceira posição. Covas saltou para primeiro, com 26%, e Boulos chegou a 14%. Até mesmo Márcio França, que chegou a estar 19% atrás, superou o bolsonarista, e agora aparece com 13%.

Leia também: Candidaturas apoiadas pelo presidente patinam e Bolsonaro perde influência

Entre o apoio de Bolsonaro e a última pesquisa, Russomanno perdeu 14% das intenções de voto em São Paulo. Na média, o bolsonarista perde 1% a cada dois dias. Se o índice for mantido, o candidato pode terminar o próximo domingo (15), data da votação em primeiro turno, com apenas 10%.

Você também pode se interessar: De Russomanno a Hasselmann: as facetas do bolsonarismo nas eleições municipais de SP

Outras capitais

O desempenho de Russomanno nas pesquisas é similar ao de outros candidatos apoiados por Jair Bolsonaro, nas pesquisas divulgadas pelo Ibope no último dia 9 de novembro, nas demais capitais brasileiras.

No Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), aparece em segundo com 14% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Martha Rocha (PDT), que tem 13%. O primeiro é Eduardo Paes (DEM), com 33%.

Leia mais: Reprovação de Bolsonaro chega a 41% no RJ, seu berço político, aponta pesquisa

Em Recife (PE), a delegada Patrícia (Podemos), apoiada por Bolsonaro, aparece na quarta posição, com 12% das intenções de voto. Atrás de João Campos (PSB), 33%, Marília Arraes (PT), 21% e Mendonça Filho (DEM), 17%.

Coronel Menezes (Patriota), candidato bolsonarista no pleito à Prefeitura de Manaus (AM), tem 5% das intenções de voto. Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), lideram a corrida eleitoral com 24% e 18%, respectivamente.

Em Belo Horizonte (MG), Bruno Engler (PRTB) ganhou o apoio de Bolsonaro e está com apenas 4% das intenções de voto, 58% atrás de Alexandre Kalil (PSD), atual prefeito e que aparece na pesquisa do Ibope com 62%.

Em Fortaleza, o melhor desempenho de um candidato apoiado por Bolsonaro. Capitão Wagner (PROS), que decidiu não divulgar o apoio do presidente, aparece com 27% das intenções de voto, atrás de José Sarto (PDT), que tem 29%.

Edição: Rodrigo Chagas