Novos ventos?

Biden no 1º discurso como eleito: "Prometo ser um presidente que une, não que divide"

Biden busca se aproximar de eleitores de Trump; vice Kamala Harris disse que não será a última mulher a ocupar o cargo

|
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris, comemoram resultado com comício em Wilmington, EUA - Jim Watson/AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, fez na noite desse sábado (07) seu primeiro discurso após a confirmação de sua vitória no pleito. Durante sua fala, ele apelou para a união dos norte-americanos, citou “batalhas” que terá que enfrentar e tentou se aproximar dos eleitores do atual presidente, o republicano Donald Trump, que perdeu a reeleição.

“Prometo ser um presidente que une, não que divide. Que não vê estados azuis e vermelhos, mas os Estados Unidos da América. Concorri a este cargo para restaurar a alma dos EUA - e para fazer os EUA respeitados novamente. É a honra da minha vida saber que milhões de pessoas votaram por essa visão”, afirmou.

"Àqueles que votaram em Trump, eu entendo sua decepção. Eu perdi algumas vezes. Mas vamos nos dar uma chance. é hora de colocar de lado a retorica dura, baixar a temperatura", disse Biden. "Vamos parar com essa era de demonização das pessoas agora", referindo-se à retórica política no país.

O democrata se disse orgulhoso da campanha que fez e citou o eleitorado que afirma ter conquista: “democratas, republicanos, moderados, conservadores, jovens, idosos, LGBTs”, dentre outros.

Biden citou o que chamou de “batalhas” a enfrentar: dentre elas, a covid-19, a defesa da democracia e as mudanças climáticas. “Na segunda, vou nomear um grupo de cientistas como consultores para ajudar o plano Biden/Harris contra covid-19 e colocá-lo em ação já em janeiro de 2021", disse.

:: Leia mais: Líderes mundiais comentam vitória de Biden nos EUA; Bolsonaro não se pronuncia ::

Kamala Harris

A vice-presidente eleita, Kamala Harris, discursou antes de Biden. Harris foi vestida de branco – a cor-símbolo do movimento sufragista, que lutou há 100 anos pelo direito das mulheres de votarem nos EUA.

"Eu vou ser a primeira mulher a ocupar essa cadeira, mas não a última. Porque toda menina que está assistindo isso hoje sabe que este é um país de possibilidades", disse.

Para a vice, a eleição de Biden mostraria uma escolha “clara” do eleitorado. "Vocês [eleitores] deram uma mensagem clara. Vocês escolheram esperança, decência, ciência e verdade. Vocês escolheram Joe Biden como o próximo presidente dos EUA", afirmou.

:: Leia também: Mobilização negra é considerada decisiva para virada histórica de Biden na Georgia ::

Reveja o discurso: