MEMÓRIA

Em Porto Alegre, MP determina que a placa em frente ao Dopinha seja recolocada

Instalada no dia 12 de agosto de 2015, a placa foi uma iniciativa do projeto Marcas da Memória

Sul 21 |
Placa na calçada foi concretada - Luiza Castro/ Sul21

O Ministério Público do Rio Grande do Sul determinou que a placa que estava colocada em frente ao casarão que abrigou um centro de detenção e tortura durante a ditadura militar, em Porto Alegre, seja recolocada na calçada em um prazo de cem dias.

A promotora Ana Maria Moreira Marchesan, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, declarou à Gaúcha/ZH que firmou um acordo com a moradora do imóvel que teria retirado a placa e coberto a área com cimento, porque ela estaria avariada e colocando em risco a segurança de pedestres. Ainda segundo a promotora, a placa deverá ser novamente confeccionada, com o mesmo tamanho e dizeres, com os gastos ficando sob responsabilidade da moradora.

A placa dizia: “Primeiro centro clandestino de detenção do Cone Sul. No número 600 da Rua Santo Antônio, funcionou estrutura paramilitar para sequestro, interrogatório, tortura e extermínio de pessoas ordenados pelo regime militar de 1964. O major Luiz Carlos Menna Barreto comandou o terror praticado por 28 militares, policiais, agentes do DOPS e civis, até que apareceu no Guaíba, o corpo com as mãos amarradas de Manoel Raymundo Soares, que suportou 152 dias de tortura, inclusive no casarão. Em 1966, com paredes manchadas de sangue, o Dopinho foi desativado e os crimes ali cometidos ficaram impunes”. 

Leia mais: Em dívida com o passado, militares ganham espaço com Bolsonaro e comemoram ditadura

Instalada no dia 12 de agosto de 2015 em frente ao casarão localizada na rua Santo Antonio, número 600, a placa foi uma iniciativa do projeto Marcas da Memória, criado por meio de uma parceria entre o Movimento de Justiça e Direitos Humanos com a Prefeitura de Porto Alegre para identificar locais onde ocorreram violações de direitos humanos durante a ditadura.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Sul 21