A concessionária SuperVia, responsável pela operação dos trens urbanos no Rio de Janeiro, vai reduzir a frota e o número de viagens a partir da próxima quinta-feira (5). Segundo a SuperVia, desde o início da pandemia da covid-19 "muitos clientes deixaram de usar os transportes públicos e reduziram suas atividades externas".
Leia mais: Supervia retira 20% da frota de trens e afeta usuários no Rio de Janeiro
Em comunicado, a SuperVia alegou que está transportando 40% menos passageiros e que vem mantendo a taxa de ocupação das composições abaixo do limite de 60%. A limitação de ocupação para transporte urbano foi estabelecida pelo decreto 47.228 e a fiscalização é realizada pela Agência Reguladora (Agetransp).
Leia também: Barcas diminuem horários de circulação enquanto atividades são retomadas no Rio
No final de julho, empresas do sistema de ônibus BRT, o Metrô Rio e a SuperVia haviam anunciado a possibilidade de um colapso do sistema de transporte por conta da redução de passageiros. A SuperVia estima perda de R$ 247 milhões desde o início da pandemia e argumenta que vive quase que exclusivamente das tarifas pagas por usuários.
A concessionária SuperVia disponibilizou um endereço eletrônico para que os usuários simulem as viagens a partir dos novos intervalos de saída dos trens.
Edição: Eduardo Miranda