Arte

Mostra Sesc de Culturas terá versão digital em 2020

Evento tradicional tem programação adaptada para as redes sociais e youtube

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
A abertura da Mostra Sesc de Culturas será no dia primeiro de novembro com shows às 17h, de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys. - Foto: Divulgação Sesc Ceará

Entre os dias 1º e 8 de novembro será realizada mais uma edição da Mostra Sesc de Culturas na região do Cariri (estado do Ceará). Em razão da pandemia, este ano a programação foi toda adaptada para o formato digital, ocupando as redes sociais, com transmissão pelo Instagram e pelo canal do YouTube do Sesc Ceará.

Continua após publicidade

Mesmo com a mudança no formato, a mostra vai promover ações culturais e diálogos com o público, com atrações todas produzidas integralmente no Ceará. “A produção está sendo realizada desde o início da pandemia, buscando contemplar a cultura regional e em respeito aos decretos legislativos sanitários, este ano será de forma online.” explicou Balbino Neto, auxiliar operacional da unidade Serviço Social do Comércio (Sesc) em Juazeiro do Norte. 

Programação

A abertura da mostra será no dia 1º, às 17h, com o show de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys. O público poderá acompanhar a programação tanto pelo site quanto pelo aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”.

Um dos destaques da programação deste ano é a visita virtual em 360º aos Museus Orgânicos, uma ação com o objetivo de aproximar o público dos locais onde a tradição popular vive. Serão abertos para visitação on-line os seguintes espaços: Casa do Mestre Antônio Luiz, Oficina do Mestre Françuili, Casa do Mestre Nena, Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Casa Oficina Mestra Dinha, Casa da Mestre Zulene Galdino e Casa dos Pássaros do Sertão.  

Tradição

A mostra teve início em 1999, para a divulgação artística em diversas linguagens, como: cinema, artes cênicas e visuais, música, literatura entre outras. Um dos principais propósitos do evento, que se mantém há mais de 20 edições, é a promoção e a valorização da cultura popular da região do Cariri.

“Para mim a mostra é uma das mais importantes festas que existem no Ceará. É um trabalho que deixa os mestres da cultura muito contentes e felizes, porque nos valorizamos a nós e ao nosso trabalho” contou Tarcísio Mendes da Silva, o Mestre Tarcísio, brincante do Reisado São Miguel, em Juazeiro do Norte. Mestre Tarcísio acompanha a mostra desde sua primeira edição. A princípio, a programação era realizada apenas na unidade Sesc do município de Crato. Ao longo dos anos, a mostra ampliou suas atrações para mais municípios do Cariri cearense e, desde 2019, acontece também na região do Sertão Central.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena