Pandemia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 26 de outubro de 2020

"Países que ignoraram alertas sobre a segunda onda, como a Inglaterra, terão consequências dramáticas", diz Nicolelis

Ouça o áudio:

"Dizer que não vale a pena investir numa vacina e que é preferível achar uma cura, mostra um completo desconhecimento do método de combater uma pandemia", diz Nicolelis sobre fala de Bolsonaro - Fronteiras do Pensamento

O hemisfério norte vive a ascensão de uma forte segunda onda de contágios e mortes por covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Nos Estados Unidos, diante dos aumentos nos casos e óbitos, diferentes cidades e estados começam a considerar medidas de isolamento mais intensivas, como o lockdown. O aumento na taxa de contágio coincide com a chegada do frio nesses países.

Algumas regiões da Europa começam a registrar números de casos inclusive superiores aos da primeira onda; e a cifra de mortes diária começa a chegar a patamares elevados.

Para falar sobre a segunda onda da covid-19 no mundo e no Brasil, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, recebe o médico, neurocientista, professor catedrático da Duke University Medical School, membro das Academias de Ciência da França, do Brasil e do Vaticano e coordenador do Comitê do Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis.

Sobre a situação em relação ao continente europeu, o cientista afirmou que "países que ignoraram os alertas sobre a segunda onda, como a Inglaterra, terão consequências dramáticas". 

Em relação à posição contrária do presidente da República ao desenvolvimento de vacinas e posterior imunização, Nicolelis afirmou que "dizer que não vale a pena investir numa vacina e que é preferível achar uma cura, mostra um completo desconhecimento de tudo o que está acontecendo no mundo e, propriamente do método de combater uma pandemia que, todo nós sabemos, tem na vacina, nesse momento, a sua prioridade", diz Nicolelis sobre o posicionamento de Bolsonaro.

Confira a entrevista completa e todos os destaques do jornal no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos