O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), mudou a chefia da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP). Segundo publicação do Diário Oficial desta segunda-feira (26), o coronel da Polícia Militar (PM) Marco Aurélio Santos assumiu a pasta no lugar do também coronel Alexandre Azevedo de Jesus.
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal (SindSistema) se pronunciou sobre a mudança. Por meio de nota disse que “desde a criação da SEAP, quatro coroneis PMs passaram pelo cargo de secretário. Dois foram presos, um afastado por decisão judicial e, o Coronel Azevedo (até ontem secretário), tem denúncias de várias irregularidades sob sua gestão”.
Leia mais: Desmonte do sistema de saúde penitenciário condena presos à morte no Rio
De acordo com Gutemberg de Oliveira, presidente do SindSistema, o órgão defende que um servidor de carreira assuma o posto de secretário da SEAP.
“Há uma continuidade do processo de desmonte, desleixo e ingerência dentro da secretaria. Sabemos que há muitos anos a secretaria não é bem administrada. Já tivemos dois ex-secretários presos por conta de terem passado aqui. Vamos continuar trabalhando para termos um policial penal de carreira a frente do órgão administrativo do sistema penal”, afirmou.
Leia também: “Como enxugar gelo”: a luta contra a covid-19 no sistema prisional do Rio de Janeiro
De acordo com o Extra, o novo secretário é formado no Curso de Oficial da PM do Rio. Ele já foi subsecretário de Comando e Controle da corporação e coordenador de Operações de Inteligência Policial da antiga Secretaria de Segurança; comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), do 30º BPM (Teresópolis) e do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA).
Edição: Mariana Pitasse