ELEIÇÕES 2020

Debate virtual reúne moradores de favelas e candidatos à Prefeitura do Rio

Emprego e renda, segurança alimentar, saneamento básico e fomento à cultura foram os mais abordados na discussão

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Debate virtual com os candidatos à Prefeitura do Rio contou com a participação de moradores de favelas - Foto: Reprodução

Na noite da última quarta-feira (22), ocorreu o debate virtual dos candidatos à Prefeitura do Rio promovido pela Rede Favela Sustentável. O encontro entre os prefeitáveis iniciou com a apresentação de uma carta elaborada pela ONG que estabelece compromissos dos candidatos na geração de emprego, renda, educação ambiental, investimento em saneamento básico, preservação da memória e cultura e incentivo à energia solar nas favelas e periferias da capital. 

Continua após publicidade

Oito candidatos participaram do encontro: Cyro Garcia (PSTU), Renata Souza (PSOL), Fred Luz (Novo), Clarissa Garotinho (Pros), Luiz Lima (PSL), Bandeira de Melo ( Rede), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO). As candidatas Benedita da Silva (PT), Martha Rocha (PDT) e Gloria Heloiza (PSC) haviam confirmado a presença no debate, mas faltaram. 

Leia mais: Decisão do TSE mantém Crivella na corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio

Segundo a organização do evento, a assessoria de Martha Rocha não justificou a ausência. Já a assessoria de Benedita enviou uma carta aberta à Rede Favela Sustentável garantindo o compromisso da candidata com as pautas da favela.

Continua após publicidade

"Como sabem, nasci, cresci e passei 57 dos meus 78 anos de vida na favela. Toda minha formação e caráter vieram de lá. Tenho muito orgulho do meu passado e das minhas origens. Assumo com amor e com firmeza - jamais poderia ser diferente - o compromisso de melhorar as condições de vida de todos que moram nessas áreas tão abandonadas pelo poder público. Eu sei quais são as consequências deste abandono sobre a esperança dos jovens e a qualidade de vida de todos", afirma em trecho da carta. 

Leia também: Candidata à vereadora do Psol em Niterói (RJ) é ameaçada de morte em rede social

A assessoria de Gloria Heloiza informou que ela ficou presa no trânsito. "Infelizmente a Glória não vai poder participar! Atrasou tudo em um local bem distante e ela ficou presa no trânsito. Tentou de todas as formas outro local e não conseguiu. Se comprometeu em entregar em mãos a carta-compromisso assinada", explicou a assessoria.

Eduardo Paes (DEM), que lidera as últimas pesquisas de intenção de voto, e Marcelo Crivella (Republicanos), que está na segunda colocação, cancelaram a participação antes do debate. Paulo Messina (MDB) não respondeu ao convite.

Participação popular

O formato do debate, diferente dos tradicionais, contou com a participação de moradores de favelas e periferias da cidade do Rio que fizeram perguntas sobre emprego, segurança alimentar, saneamento básico e fomento à cultura nas comunidades.

A candidata Renata Souza ressaltou a importância de garantir o saneamento básico para toda a população e explicou que o marco legal do saneamento restringe o acesso da população à água e ao esgoto tratados. 

“Queremos que as pessoas tenham acesso ao saneamento, mas que o valor pago por esse serviço seja algo acessível. Temos uma realidade na zona oeste do Rio de Janeiro, onde a privatização do saneamento tinha lá no contrato de concessão assinado por Eduardo Paes e mantido pelo Crivella, justamente que esse serviço não seria fornecido às áreas não urbanizadas, isso significa que as favelas estariam de fora desse processo”, ressaltou.

Leia mais: Saiba como denunciar fake news e disparos em massa nas eleições 2020

O encontro virtual também tratou sobre a continuidade de projeto de cultura e memória nas favelas, periferias e quilombos urbanos da capital fluminense. A candidata Clarissa Garotinho (Pros) destacou que, caso seja eleita, pretende investir na criação do museu ao céu aberto da cultura afro do Rio e que também irá ampliar o acesso das políticas culturais para a periferia. 

“Temos que destinar um percentual dos editais para que possamos realizar eventos dentro da favela. Temos que ampliar a cultura dentro das escolas municipais. No meu programa também falamos de usar os galpões abandonados na Avenida Brasil para a elaboração do núcleo de arte urbana”, detalhou.

O debate completo está disponível online e pode ser acessado no Facebook da Rede Favela Sustentável.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse