é possível

Quais são os caminhos para o Brasil criar a renda básica? Programa Bem Viver explica

Conheça também o projeto El Arañero, escola popular referência no ensino agroecológico, localizada em Caracas, Venezuela

Ouça o áudio:

A biometria será retomada nos cartórios eleitorais após as eleições municipais de 2020 - Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O programa Bem Viver desta quinta-feira (22) destaca a iniciativa de uma bancada nacional de renda básica para as eleições composta por candidatos a prefeituras e câmaras de vereadores de esquerda. O objetivo é pressionar para que o direito à segurança de renda seja tratado como fundamental nos programas municipais de governo. 

:: Irmãos Mattar, da Localiza, são os maiores doadores de campanha do Brasil ::

Ainda falando sobre políticas públicas, um projeto de tributação dos super-ricos tramita no congresso brasileiro. A medida propõe elevar os impostos dos 0,3% mais ricos da população do país. A campanha aponta que esse reajuste tributário pode gerar até 290 bilhões de reais por ano. 

:: Em dez anos, mais de 25 mil policiais e militares foram eleitos para cargos públicos ::

Outro destaque desta edição do programa Bem Viver é uma entrevista com Suely de Araújo, ex-presidenta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o atual funcionamento do Ministério do Meio Ambiente. Com anos de experiência na pasta, Suely realiza uma análise objetiva do que a coordenadoria de Ricardo Salles representa para o Brasil hoje. 

:: Ermínia Maricato: especulação imobiliária impede cinturão agroecológico nas cidades ::

E falando sobre agroecologia, nessa edição você conhece o projeto El Arañero, uma escola popular referência no ensino agroecológico, localizada em Caracas, capital da Venezuela. Criado há três anos na Escola Técnica Industrial Rafael Vegas, o projeto ensina conceitos básicos de agricultura, agroecologia e todo o processo de produção de alimentos, contando atualmente com cerca de 100 estudantes.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir