A treta continua

Programa Bem Viver: Jair Bolsonaro desautoriza a compra de vacinas chinesas

Declaração do presidente contradiz anúncio dado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (20)

Ouça o áudio:

Imunizante contra coronavírus produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech - Governo de São Paulo
“Não compraremos vacina da China”, afirmou o capitão reformado nas redes sociais

O programa Bem Viver destaca as declarações de Jair Bolsonaro diante do ministro da Saúde Eduardo Pazuello na manhã desta quarta-feira (21). O capitão reformado respondeu seguidores nas redes sociais afirmando que foi traído pelo interino da pasta de Saúde e que deve explicar o fato em breve.     

Nessa terça-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou a compra de 46 milhões de doses da vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Nas redes, o capitão reformado desautorizou Pazuello.

:: Covid-19: Ministério da Saúde anuncia compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa ::

Ainda no tema da saúde pública, a leptospirose entra em pauta. É que a temporada de chuvas pode representar um aumento dos casos da doença, causada pela urina de ratos, que pode contaminar a água das chuvas. Além de afetar humanos, animais como cães, vacas e porcos também podem ser infectados. São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná são os estados com maior incidência de casos. 

:: "Vacinação é uma questão de responsabilidade social", afirma cientista da Unicamp ::

Outro destaque desta edição é o reconhecimento do Assentamento 8 de Março, localizado na área rural de Riversul, no interior paulista, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O território foi ocupado por famílias sem-terra no dia 8 de Março de 2007. Desde então, as famílias lutavam pelo reconhecimento legal da área como assentamento.

:: Na falta de políticas públicas, MST treina agentes de saúde para atender comunidades ::

O programa destaca também a alta no preço da alimentação no Brasil nos últimos meses. O valor da cesta básica sofreu ajustes em diversas capitais, a exemplo de Florianópolis (SC), onde o valor sofreu aumento de 10% no último mês. E para entender melhor esses números, a reportagem do Brasil de Fato consultou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) acerca do aumento do preço dos alimentos no Brasil. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir