Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Direções de escolas estaduais lançam manifesto contra o retorno às aulas presenciais

Documento foi articulado entre escolas estaduais da Capital em apoio à decisão da FAMURS contra o retorno

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Comunidade escolar vêm se mobilizando contra o retorno às aulas presenciais - Divulgação CPERS

Um grupo de direções de escolas estaduais de Porto Alegre lançou um manifesto em apoio à decisão dos prefeitos de não autorizar o retorno as aulas presenciais nas escolas da rede estadual que ficam em suas respectivas cidades. Na tarde desta quarta-feira (21), representantes de diversas prefeituras e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) se reuniram com o governador Eduardo Leite (PSDB) para falar sobre o tema da volta às aulas presenciais.

O manifesto saúda a decisão considerada responsável dos prefeitos que decretaram o não retorno presencial às aulas. Considera ainda a decisão coerente com a defesa da vida e da ciência, lembrando ainda de outras instituições que mantiveram o isolamento social e o trabalho remoto, como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o próprio Palácio Piratini.

Critica ainda a posição do governador e do prefeito de Porto Alegre de "insistir com a reabertura das instituições de ensino públicas, sem assegurar as condições sanitárias e sem levar em consideração a manutenção do distanciamento social, conforme os protocolos da OMS - Organização Mundial da Saúde". O manifesto lembra ainda que esta pressão está sendo feita não somente sobre os gestores municipais, mas principalmente sobre o profissionais da educação, que estão em uma posição desprotegida e com sobrecarga de trabalho. Da mesma forma, cita que o governo tem utilizado de ameaças e coação à direções de escolas e trabalhadores em educação, cortes de salários, remanejos e demissão de contratados como forma de exercer pressão para que suas determinações sejam aceitas.

O documento ainda faz a denúncia de que o governo enviou grande quantidade de álcool às escolas. Material inflamável e explosivo, este deveria ser armazenado em local seguro, de acordo com o que determina as normas do Corpo de Bombeiros, espaço esse inexistente nas escolas estaduais, colocando em risco a vida de estudantes e comunidade escolar.

Encerrando a nota, as direções manifestam o desejo de que essa reunião das representações de prefeitos com o governador leve essas demandas em consideração, e afirma: "a condição de bem maior do ser humano que é a VIDA".

Confira a íntegra da nota:

Em defesa da Vida e da Educação, estamos com os Prefeitos vinculados à FAMURS!

Nós, abaixo subscritos, somos uma representação de comunidades escolares que vem aos representantes da FAMURS e das Associações de Prefeitos do RS, manifestar o que segue.

Considerando a posição coerente em defesa da vida e da ciência, das instituições de manter o isolamento social e o trabalho remoto, como, por exemplo, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justica, as corporações de imprensa e o próprio Palácio Piratini, SAUDAMOS a postura responsável dos Prefeitos que decretaram "o não retorno presencial às aulas" nas suas respectivas jurisdições, em contraposição à posição assumida pelo Governador do nosso estado e do Prefeito de Porto Alegre, que insistem em reabrir as instituições de ensino públicas, sem assegurar as condições sanitárias e sem levar em consideração a manutenção do distanciamento social, conforme os protocolos da OMS - Organização Mundial da Saúde.  Inclusive, utilizando-se de expedientes de ameaças e coação a direções de escolas e trabalhadores em educação, como corte de salários, remanejos e demissão de contratados.

Além de transferir a responsabilidade de agente público com a vida, a saúde e a segurança sanitária de crianças e adolescentes para seus próprios pais, mães ou responsáveis- através da instituição de um "Termo de responsabilidade".

Em pleno período de pandemia, está sendo desumana a pressão exercida sobre os profissionais da educação  os quais são detentores de contrato precário, profissionais que sempre serviram e tem realizado trabalhos de excelência na educação pública - que além de gerar insegurança profissional vem causando a elevação de casos de doenças psicológicas.

Outra demonstração de falta de sensibilidade e responsabilidade é o fato do Governo do Estado ter enviado grande quantidade de álcool às escolas - material considerado inflamável, explosivo e de alta periculosidade - justamente num ambiente onde poderão estar crianças, adolescentes e adultos, caso retornem às aulas. Levando em consideração que os espaços físicos das escolas não prevêem dependências para depósito de material inflamável, afirmação que leva em conta as normas emitidas pelo Corpo de Bombeiros e especialistas da área.

Assim sendo, nos manifestamos em apoio para que essa reunião das representações de Prefeitos com o Senhor Governador Eduardo Leite, mantenha a coerência e leve em consideração " a condição de bem maior do ser humano que é a VIDA", a defesa da educação e da segurança do Povo Gaúcho.

EM DEFESA DA VIDA!
ESCOLAS FECHADAS; VIDAS PRESERVADAS!
NENHUMA DEMISSÃO DE CONTRATADOS!
PELA SEGURANÇA NAS ESCOLAS!

Porto Alegre, 21 de outubro de 2020.

Eliana Alves Flores - Diretora do Colégio Protásio Alves
Cirlânia Souza - Diretora Colégio Emílio Massot
Neiva Lazzarotto - Vice-Diretora Colégio Emílio Massot
Isabel Lopes -  Diretora Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles
Danielle Cabral - Diretora E.E. Prof. Júlio Grau
Jane Escandiel - Diretora E.E. N.Srª da Conceição
Carla Costa Machado- Diretora E.E. José do Patrocínio
Klymeia Nobre - Vice-Diretora E.E. José do Patrocínio
Ana  Maria Guimarâes- Diretora E. E. Jerônimo de Ornelas
Ronald  Abreu de Souza - Vice-Diretor E. E. Almirante Bacelar
Sabrina Silveira - Diretora da E.E.E.M. Itália
Maria Rita Cezimbra - Diretora -EEEF Luciana de Abreu
Cláudia da Silva Volker  -Diretora da Escola Gustavo Armbrust
Carla Santos dos Santos- Diretora Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti
Regina Mauro Agra Corrêa -  Vice Diretora Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti
Mágida Sleiman - Diretora da Escola República Argentina
Elisa Santanna  e Pablo G. Kmohan -  Diretora e Vice-Diretor E. E. Estado do Rio Grande do Sul
Isabel de F.F. de Siqueira  - Diretora EEEM Santa Rosa
Cássio Gonçalves Reis  - Diretor EEEF Rafael Pinto Bandeira
Francine Müller - Diretora E.E.E.F. Professor Ivo Corseuil
Ana Paula Colombo- Diretora Escola Roque Gonzáles
 Carlos Eduardo C. da Silva – Diretor  I. E. Dom Diogo de Souza
Mágida Sleiman - Diretora da Escola República Argentina
Tânia Sales- Diretora EE EF Venezuela
Margareth Ignacio -Diretora E.E.E.F.Dr.Emílio Kemp
Bruna Ruiz – Diretora E. Onofre Pires
Edgar de Quadros - Diretor E. Maria José Mabilde
Vilma  Arrial – Vice-Diretora E. Maria José Mabilde
Marcilene Mendina – Diretora E. Alberto Torres
Cassio Gonçalves Reis – Diretor  E. Rafaela Remião
Jacqueline da Silva Braga – Diretora E. Araújo Porto Alegre
Rosinês Constantin - Vice-Diretora E. Araújo Porto Alegre
Mariana Ferraz Sobczyk -  Diretora E.Dr. Carlos Barbosa Gonçalves
Katia Bueno Laner – Diretora E. Luiz de Azambuja Soares
Eziane Laurentina – Diretora E. Prof. Alcides Cunha
Ione  - Diretora E. Custódio de Mello
Jaqueline Rossi – Diretora E. Camila Furtado Alves
Marina Vargas – Conselheira CPERS/Sindicato
Marli Silva – Ex-Conselheira CPERS no CEED RS

APOIO:
Deputada Estadual SOFIA CAVEDON - Presidente da Comissão de Educação da AL RS
Deputada Estadual LUCIANA GENRO - Membro da Comissão de Educação da AL RS

 

Edição: Marcelo Ferreira