Radinho BdF

Moradia, vacina e rever os amigos: crianças fazem pedido especial no 12 de outubro

Meninos e meninas relembram qual foi o Dia das Crianças mais especial que já viveram

Ouça o áudio:

O brincar é um dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Sasin Tipchai por Pixabay
O Dia das Crianças também é comemorado em outros países, mas em datas diferentes

Excepcionalmente nessa semana, o Radinho BdF vai ao ar na segunda-feira (12) para comemorar o Dia das Crianças. No Brasil, a data é celebrada em 12 de outubro, mas você sabe porque ela foi criada? Qual era o objetivo? A consultora do Instituto Alana, Ana Claudia Leite nos explica a razão.

E como o dia é todo delas, as crianças contam o que deixa a data mais especial. Mais do que ganhar brinquedos, as crianças que estão vivendo o confinamento e a mudança de rotina por causa da covid-19 pediram presentes que não se compram nas lojas. A Melissa Rodrigues Taddone, que tem 10 anos e mora em São Paulo (SP), por exemplo, quer comemorar com toda a família reunida. Já, a Fernanda Silva Carvalho, de 12 anos, que vive em Parauapebas (PA) está torcendo para que a pandemia do coronavírus acabe logo.

Falando em pandemia, a contadora de histórias do Grupo Ujima, Eliara Angela da Conceição conta da saudade do seu neto Benício, nesses tempos de isolamento social.

Para comemorar essa data de luta pelo direito da criança, o Brasil de Fato estreia o Radinho BdF nas principais plataformas de podcast do Brasil, afim de democratizar e ampliar o acesso ao conteúdo. 

Continua após publicidade


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

E como toda criança tem direito de brincar livremente, o Radinho BdF dessa semana também traz mais uma dica de brincadeira para reunir toda a família. Alehandra Pinel, do Coletivo Pé de Brincadeira ensina como jogar o Stop. Para quem ouvir o programa, ainda tem uma suspresa extra.

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho