Rio de Janeiro

Coluna

Prato Cheio | Chegou a primavera: estação ideal para consumir alimentos frescos

Imagem de perfil do Colunistaesd
Tabule de quinoa é receita prática, nutritiva e leve: a cara da primavera - Divulgação
Cada estação é conhecida pelas suas particularidades que influenciam o funcionamento do nosso corpo

As estações climáticas no Brasil são marcadas a partir de um calendário solar, ou seja, o tempo é baseado no movimento da Terra em torno do Sol. Sendo assim, as estações do ano passam a ser marcados em dias e meses específicos e imutáveis.

Segundo o calendário gregoriano, entre os dias 23 de setembro a 21 de dezembro, passamos pelo período da primavera. Essa fase é caracterizada pela irregularidade climática, pois é uma fase de transição entre inverno e verão e marca a mudança entre a época seca e a chuvosa.

Com o final do inverno, os dias voltaram a ser mais longos e quentes e devido ao forte aquecimento e a alta umidade atmosférica, as chuvas na primavera costumam ser acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e até granizo.

Porém, é importante lembrar que devido a grande extensão do país, cada região apresenta características únicas e, que muitas vezes, são alteradas nas subregiões.

Cada estação do ano é conhecida pelas suas particularidades climáticas (temperatura, umidade, vento e chuva), que influenciam diretamente a produção de alimentos e o funcionamento do nosso corpo. A primavera é especificamente associada à abertura das flores e intenso processo de polinização.

De acordo com a sazonalidade dos alimentos essa é a época na qual os vegetais começam a brotar novamente, possibilitando a utilização na forma in natura, ou seja, da forma mais natural possível.

Para a ciência do Ayurveda, também conhecida como Medicina Tradicional Indiana, a primavera é um período de variação quanto à digestão. A alta umidade atmosférica gera a sensação de peso corporal e diminui a sensação de fome. A variação de temperatura torna instável a transformação dos alimentos.

Portanto, alimentos com características mais leves, secos e refrescantes são os mais indicados para esse período, sempre com temperos que auxiliam nossa digestão (limão, gengibre, hortelã, alecrim, etc). Quer aprender uma receita que é a cara da primavera?

TABULE DE QUINOA

Ingredientes:

1 xícara (chá) de quinoa vermelha

Sal marinho à gosto

1 punhado de hortelã

1 cebola pequena

1 xícara (chá) de salsinha picada

1 tomate picado

Suco de 1 limão

⅓ de xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:

Cozinhe a quinoa com 2 xícaras de água por 15 minutos, em fogo médio. Não esqueça de colocar o sal.

Numa tigela, misture o restante dos ingredientes crus e adicione a quinoa. Acerte o sal, se for preciso. Misture bem e sirva fresco.

*Dica: você pode misturar com legumes cozidos ou crus, como por exemplo cenoura ralada, abobrinha picada, milho, ervilha, etc.

Rendimento: 4 porções

Edição: Mariana Pitasse