risco global

Coronavírus ainda é um risco para 90% da humanidade, alerta OMS

Representante da Organização Mundial da Saúde afirma que mundo ruma para um "período difícil"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

OMS estima que covid atingiu 10% da população global - Andy Buchanan / AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o coronavírus pode ter infectado até agora 10% da humanidade, o que significa que 90% da população do planeta continuam sob risco de contaminação. Segundo o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, a propagação continua crescendo em diversas regiões do globo. "Agora estamos rumando para um período difícil", considerou.

Continua após publicidade

"Nossas melhores estimativas atuais nos dizem que cerca de 10% da população global pode ter sido infectada por este vírus. Varia dependendo do país, varia entre urbano e rural, varia dependendo do grupo, mas o que significa, de fato, é que a imensa maioria do mundo continua em perigo."

O alerta da OMS não se limita aos países que vivem um retorno no aumento de casos. Há registro de crescimento em partes da Europa, no sudeste asiático e no Mediterrâneo Oriental. Mas nas Américas, por exemplo, as infecções e os óbitos continuam muito altos. Mesmo que alguns países da região registrem determinada queda nos números.

Cenário no Brasil

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o coronavírus já causou a morte de 146.675 pessoas no Brasil. A covid-19 já é a maior causa de óbitos do ano no país. Somente entre domingo (4) e segunda-feira (5), foram registrados 323 casos fatais. Em números absolutos, o país continua como segundo com mais mortes no mundo todo

O total de pessoas que já foram contaminadas pelo vírus no país é de 4.927.235. Atualmente, há mais de 480 mil casos em acompanhamento. Nas últimas 24 horas foram confirmados 11.946 pacientes. Os números vêm caindo nas últimas três semanas, mas ainda representam mais de 14% do total global. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

 

Edição: Rodrigo Chagas