COVID-19

Trump recebe oxigênio suplementar e deve ter alta na segunda

Brasil registra outras 367 mortes nas últimas 24 horas e computa mais de 146 mil casos de infecção pelo novo coronavírus

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Médico que acompanha Trump afirmou que houve dois momentos em que a saturação de oxigênio do presidente caiu - Foto: Saul Loeb/AFP

Donald Trump pode receber alta hospitalar nesta segunda-feira (05) caso continue apresentando progressão no tratamento contra a covid-19, segundo os médicos que o acompanham. 

Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos está internado desde a última sexta (2) e precisou receber oxigênio suplementar pelo menos uma vez desde que testou positivo para o vírus. 

Em entrevista coletiva neste domingo (4), Sean Conley, médico da Casa Branca, afirmou que Trump teve dois episódios de queda na saturação de oxigênio mas não apresentou gravidade em nenhum momento. 

:: Trump deve permanecer mais alguns dias internado, diz Casa Branca :: 

Um novo tratamento com o uso de dexametasona, medicamento indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para casos severos de covid-19, também foi inciado. O republicano, que estar internado no Hospital Militar Walter Reed, deve continuar o tratamento na Casa Branca. 

A primeira-dama Melania Trump também foi infectada pelo coronavírus mas apresenta sintomas leves e segue em isolamento.

Outros parlamentares e assessores que estiveram com o presidente nos últimos dias também testaram positivo. Entre eles estão o gerente de campanha Bill Stepien e a assessora Kellyanne Conway, que se reuniram com presidente antes do debate presidencial, e a presidente do comitê do Partido Republicano, Ronna McDaniel.

Cenário brasileiro

O Brasil alcançou a marca de 146.352 vítimas fatais do novo coronavírus neste domingo (04). Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretarias de Saúde, 367 mortes foram registradas no último período.

O número total de infecções é de 4.915.289, sendo que 8.529 casos foram registrados nas últimas 24h.

São Paulo, o estado mais afetado pela pandemia, contabiliza 1.003.902 infecções e 36.178 óbitos. A Bahia aparece em seguida com 315.440 casos confirmados e 6.925 mortes. Minhas Gerais é a terceira unidade da federação com mais contaminações e registra atualmente 307.199 diagnósticos positivos e 7.643 vítimas fatais.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho