Descaso

"Vai desaparecer" e "não uso máscaras": relembre quando Trump minimizou a pandemia

Presidente dos EUA disse que testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira

|
"Isso vai desaparecer. Um dia, como um milagre, isso vai desaparecer". - Alex Wong / Getty Images via AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (2) que ele e sua esposa, a primeira-dama Melania Trump, testaram positivo para covid-19.

Continua após publicidade

O norte-americano, que lidera o país com o maior número de casos e de mortes causadas pelo novo coronavírus, se tornou mais um líder mundial a ser diagnosticado com o novo coronavírus, ao lado de Boris Johnson, do Reino Unido, e de Jair Bolsonaro, do Brasil.

Assim como Bolsonaro, Trump minimizou a gravidade da pandemia por diversas vezes e deu declarações contraditórias sobre prevenção da doença.

Leia também: Pandemia: máscaras e álcool em gel vão ser obrigatórios nas eleições municipais

Veja algumas das falas do presidente norte-americano sobre a covid-19 desde o início da pandemia.

22 de janeiro: "Nós temos tudo sob controle. É só uma pessoa que veio da China e nós temos tudo sob controle. Tudo ficará bem".

27 de fevereiro: "Isso vai desaparecer. Um dia, como um milagre, isso vai desaparecer".

10 de março: "O coronavírus foi inesperado e atingiu o mundo. Nós estamos preparados e estamos fazendo um excelente trabalho. Isso vai desaparecer. Fiquem calmos. Vai desaparecer".

Ouça: Fiocruz produz hastes com impressoras 3D para atender demanda por testes de covid

11 de março: "O vírus não tem a menor chance contra nós. Nenhuma nação está tão preparada, ou é mais resistente, do que os Estados Unidos".

15 de março: "Esse é um vírus muito contagioso. É incrível. Mas é algo que nós temos um controle tremendo sobre".

18 de março: "Eu sempre tratei o vírus chinês de forma muito séria e nós fizemos um ótimo trabalho desde o início, incluindo minha decisão de fechar "fronteiras" com a China - contra a vontade de muitos".

3 de abril: "Sobre as máscaras, será algo realmente voluntário. Você pode usar, mas você não precisa usar. Eu estou escolhendo não usar, mas algumas pessoas podem querer usar e está tudo bem".

Leia também: Bolsonaro desvia R$ 7,5 milhões de verba da covid para programa gerido por Michelle

23 de abril: "Vejo que o desinfetante elimina o vírus em um minuto. Um minuto! E existe uma forma de que podermos fazer algo parecido, mediante uma injeção para limpar quase tudo? O vírus é algo que penetra nos pulmões, e por isso pode ser interessante tentar".

12 de julho: "Quando você está em um hospital, especialmente naquele setor particular, quando você está falando com soldados, pessoas que, em alguns casos, acabaram de sair da mesa de operações, eu acho que é uma grande coisa usar a máscara".

Leia também: Brasil volta a registrar mais de mil mortes pela covid-19 em um dia

21 de julho: "Nós estamos pedindo às pessoas que quando não puderem praticar o distanciamento social, usem máscaras, tenham uma máscara. Goste você da máscara ou não, elas têm um impacto, elas terão um efeito e nós precisamos de tudo que pudermos ter. Eu irei usar, com prazer. Qualquer coisa que possa ajudar, é uma boa coisa".

28 de julho: sobre sobre a hidroxicloroquina: "Acontece que acredito nisso. Como sabem, tomei durante um período de 14 dias. E aqui estou. Acredito que funciona nas fases prévias da doença".

29 de setembro: durante o primeiro debate presidencial: "Eu uso máscaras quando preciso. Quando preciso, eu uso máscaras. Eu não uso máscaras como ele [Joe Biden]. Toda vez que você o vê, ele está usando máscara. Ele pode estar falando a 100 metros de distância e ele aparece com a maior máscara que eu já vi".