Rio de Janeiro

Educação

Rede pública: 80% dos pais de estudantes querem reposição das aulas perdidas no RJ

Relatório da Defensoria Pública do Estado aponta ainda que apenas 9% são a favor do cancelamento do ano letivo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Levantamento ainda destacou que 54% dos alunos da rede pública enfrentam problemas de acesso à internet - Foto: Agência Brasil

As dificuldades dos estudantes da rede pública do estado do Rio, desde a educação infantil até o ensino médio, para acompanhar as aulas virtuais foram mapeadas pela Diretoria de Pesquisa e Estudos de Acesso à Justiça da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DP-RJ).

De acordo com o levantamento, 80% dos responsáveis ou alunos do ensino médio são favoráveis à reposição das aulas quando as escolas forem reabertas. Em média, 68% dos alunos querem rever presencialmente o conteúdo supostamente oferecido no ensino à distância.

O relatório produzido pela Defensoria apontou também que 54% dos alunos da rede pública no estado do Rio enfrentam problemas de acesso à internet; desses e que 10% não dispõem de nenhum tipo de conexão.

Também um em cada dois alunos, 49%, precisa compartilhar o aparelho celular, tablet ou computador. Não mais que 12% conseguem acessar as aulas online; outros 27% só raramente. Contudo, apesar dos números nada promissores, só 9% são pelo cancelamento do ano letivo.

Leia mais: Alerj aprova transferência do Degase da pasta da Educação para a Segurança Pública

O relatório da Defensoria Pública é resultado da análise de respostas espontâneas, colhidas por formulário online, compartilhado por 6.139 pais e alunos, entre dois de junho e dois de julho. Mais da metade das respostas, 59%, veio de responsáveis por um ou mais estudantes.

Edição: Jaqueline Deister