As dificuldades dos estudantes da rede pública do estado do Rio, desde a educação infantil até o ensino médio, para acompanhar as aulas virtuais foram mapeadas pela Diretoria de Pesquisa e Estudos de Acesso à Justiça da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DP-RJ).
De acordo com o levantamento, 80% dos responsáveis ou alunos do ensino médio são favoráveis à reposição das aulas quando as escolas forem reabertas. Em média, 68% dos alunos querem rever presencialmente o conteúdo supostamente oferecido no ensino à distância.
O relatório produzido pela Defensoria apontou também que 54% dos alunos da rede pública no estado do Rio enfrentam problemas de acesso à internet; desses e que 10% não dispõem de nenhum tipo de conexão.
Também um em cada dois alunos, 49%, precisa compartilhar o aparelho celular, tablet ou computador. Não mais que 12% conseguem acessar as aulas online; outros 27% só raramente. Contudo, apesar dos números nada promissores, só 9% são pelo cancelamento do ano letivo.
Leia mais: Alerj aprova transferência do Degase da pasta da Educação para a Segurança Pública
O relatório da Defensoria Pública é resultado da análise de respostas espontâneas, colhidas por formulário online, compartilhado por 6.139 pais e alunos, entre dois de junho e dois de julho. Mais da metade das respostas, 59%, veio de responsáveis por um ou mais estudantes.
Edição: Jaqueline Deister