Coluna

Os 26 países do Brasil

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Mouzar Benedito é mineiro e não esconde seu amor especial por Minas Gerias; na foto: Parque Estadual Serra do Brigadeiro (MG) - Foto: Evandro Rodney/Imprensa MG
Você tem uma imagem que define cada estado do país?

Quando você ouve falar do estado do Amazonas, o que lhe vem à cabeça? E Minas Gerais? E Bahia?

:: Mais Mouzar | Um rádio, duas pilhas, e são dois pra lá, dois pra cá :: 

Estou perguntando isso porque conheci um sujeito que tem um pensamento esquisito sobre alguns estados brasileiros.

:: Mais Mouzar | São Paulo anda enlouquecendo os gatos :: 

Quando penso no Paraná, por exemplo, a primeira coisa que pode me vir à cabeça é o sotaque curitibano, a floresta de araucária quase totalmente devastada, as cataratas do Iguaçu, o trem que desce de Curitiba para o litoral mostrando paisagens maravilhosas, a comida chamada barreado e outras coisas curiosas, mas esse sujeito, quando falei do Paraná, pensou logo no contrabando de cigarros paraguaios.

De Minas Gerais, eu me lembro das montanhas, do sotaque maravilhoso das pessoas da região de Belo Horizonte, dos doces, da carne de porco, das cidades históricas, das expressões uai e trem, mas para ele Minas Gerais era só mais um estado.

:: Mais Mouzar | Se eu tivesse guardado meu umbigo talvez minha vida teria sido outra :: 

Fiquei brincando, provocando. Falando de estados e ele dando suas opiniões. Nenhuma correspondia às minhas. Da Bahia, pensei que ele ia se lembrar da capoeira ou do cacau, do acarajé, mas se lembrou dos gaúchos que plantam soja no oeste do estado e tomam chimarrão naquele calor brabo.

Do Amazonas, não falou em borracha, zona franca de Manaus, grandiosidade da floresta e dos rios, do guaraná... lembrou-se só de índios. Quando falei que Manaus é uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes, com uma indústria muito moderna, ele torceu o nariz, com cara de quem acha que a capital amazonense é uma grande aldeia.

:: Mais Mouzar | Quando acontece sozinha, a vingança é doce como um leite condensado :: 

Bom, isso me inspirou para procurar um texto que vi há tempos, e acabei achando no livro “Adagiário Brasileiro”, do escritor Leonardo Mota, em que ele colocou um texto anônimo escrito logo depois da Proclamação da República, falando de características de todos os estados brasileiros da época, menos do Espírito Santo e de Santa Catarina que, não sei porquê, ficaram de fora.

É assim:

São Paulo para café
Ceará pra valentão
Piauí pra vaca brava
Pernambuco pra baião
Rio Grande pra cavalo
Paraná pra chimarrão
Em Minas carne de porco
Rio de Janeiro eleição;
Alagoas povo macho
Mato Grosso pra brigão
Amazonas pra borracha
Paraíba pra algodão
Para castanha o Pará
Para arroz o Maranhão

Edição: Lucas Weber