Transgressão

Eugenio Merino, o artista que transformou a “cabeça” de Bolsonaro em bola de futebol

Imagens circularam esta semana e causaram controvérsia nas redes; artista espanhol explica qual foi a intenção

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Cabeça" de Bolsonaro usada como bola de futebol gerou polêmica nas redes - Jason Goodrich/Indecline

O que você sentiu ao se deparar com uma réplica da cabeça de Jair Bolsonaro levando pontapés ou estufando as redes, como uma bola de futebol?

Continua após publicidade

Obras artísticas nem sempre são bem recebidas, e às vezes causam controvérsias. Em muitos casos, o objetivo é justamente estimular debate sobre determinado tema, mesmo que a obra não seja aceita "à primeira vista". Ou seja, as polêmicas ajudam a expressar o perfil cultural de uma população e demonstram quais temáticas ainda são tabu na sociedade.

Continua após publicidade

Em 2017, por exemplo, a exposição Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, exposta no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS), foi alvo de críticas de setores conservadores. A visitação às obras, que tinha como temas transversais a diversidade sexual e de gênero, foi cancelada um mês após a abertura ao público. Outro caso conhecido foi o da performance “La bête”, de Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), em que o público interagia com o artista nu, em 2015.

Continua após publicidade

Esta semana, o artista plástico espanhol Eugenio Merino, em parceria com o coletivo de arte estadunidense Indecline, produziu este vídeo em que atores jogam uma partida de futebol com a "cabeça" de Bolsonaro. A produção faz parte do projeto Freedom Kick, que em português significa "chute de liberdade".

O grupo já fez gravações na fronteira do México com os Estados Unidos, com um grupo de pessoas jogando com a réplica da cabeça de Donald Trump, e outro na Rússia, com a réplica da cabeça de Vladimir Putin. Segundo Merino, o projeto não tem um final determinado. "Começamos com Bolsonaro, Trump e Putin, mas a ideia é continuar com outros políticos como Viktor Orbán [primeiro-ministro da Hungria] ou como o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. É um projeto com uma intenção global”.

Continua após publicidade


Cena do vídeo que causou debate ao longo da semana / Jason Goodrich/Indecline

Histórico

Merino nasceu e cresceu no norte de Madrid, capital da Espanha, em uma família católica e conservadora. Na escola, já se interessava por arte, mas foi durante os estudos na Faculdade de Belas Artes, da Universidade Complutense de Madrid, que começou a entender sua função e seu valor.

“Quando terminei a graduação, comecei a trabalhar com diferentes galerias de arte. Depois de alguns anos, me dei conta de que o que eu estava fazendo não me interessava, então comecei a considerar meu trabalho como uma extensão do meu posicionamento político. Foi aí que começou a construção da minha identidade como artista”, relata.

Eugenio Merino sofreu dois processos da Fundação Nacional Francisco Franco, na Espanha, por duas obras que faziam críticas ao ditador espanhol, de mesmo nome da fundação. As críticas e ataques se estendem, como no caso do Brasil, com o projeto Freedom Kick.

Em sua página no Instagram, há diversos comentários que o acusam de apologia à violência. O artista afirma estar sempre "bem assessorado" juridicamente e acredita "firmemente na liberdade de expressão e criação". 

"Acredito também que a arte possa ser uma ferramenta de transformação social. Ela visibilidade às contradições do neoliberalismo e do fascismo, da desigualdade e da exploração", completa.

A produção feita no Brasil apresenta elementos presentes na história do país, como a homofobia, o machismo e o racismo. 

O vídeo inicia em um local com pinturas de diversas mulheres negras e com uma imagem centralizada de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em 2018, no Rio de Janeiro (RJ). Sentada em uma escada, uma jovem assiste a um vídeo de Bolsonaro com declarações em que ele escancara homofobia e ódio às mulheres. Em seguida, a menina vai até um cemitério e pega um saco que contém a réplica da cabeça do presidente. Então, se inicia a partida de futebol com atores escolhidos para representar a diversidade sexual, de gênero e de raça.

Merino conta que não é um grande fã de futebol e que na Espanha trata-se apenas de "esporte de distração", além de ser um "negócio multimilionário". Mas, “no caso do projeto Freedom Kick, a ideia era utilizar o futebol como esporte em comunidade, livre, antirracista, integrador, antifascista, feminista ou LGTBI. Um futebol em que o importante não é ganhar da outra equipe, mas entender quem é o inimigo”.

Estão presentes nas obras do artista críticas referentes a figuras políticas que ele considera autoritárias, e que representariam a união do conservadorismo com o capitalismo.

"O capitalismo é capaz de se adaptar a todos os modelos, tanto econômicos como morais. O capitalismo iniciou nutrindo-se da riqueza gerada pela escravidão das colônias e hoje segue explorando a mão de obra escrava através do offshoring. É um modelo explorador, tanto do capital humano como do meio ambiente", analisa. "O conservadorismo, ainda que defenda ideias racistas e homofóbicas, é impulsionador do livre mercado. Políticos como Bolsonaro são a consolidação do capitalismo mais devastador e não supõem um perigo para o capital global, muito pelo contrário".

Neste sábado (26), será inaugurada a exposição This is America | Art USA Today, no museu Kunsthal Kade, em Amsterdã, na Holanda, com a exibição dos vídeos do projeto Freedom Kick. A parada seguinte será na Espanha, em novembro. O restante da agenda ainda não está definido, mas há planos de trazer a exposição ao Brasil.

Edição: Daniel Giovanaz