Nova pesquisa eleitoral, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra novamente o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) em primeiro lugar nas intenções de voto dos eleitores da capital fluminense. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, na pergunta estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Paes aparece com 25,1% das intenções de voto.
Já o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), figura mais uma vez em segundo lugar, com 13,6% da preferência dos eleitores. A novidade está no crescimento da rejeição da gestão de Crivella. Quando os eleitores foram questionados se aprovam ou não a gestão municipal, 71,4% disseram que não. Já 60,6% dos entrevistados classificaram a administração como ruim ou péssima.
Os resultados despontam após escândalos recentes envolvendo o atual prefeito da capital. Na última quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro decidiu por unanimidade que Crivella se torne inelegível até 2026. Ele ainda pode recorrer à decisão e seguir em sua campanha à reeleição normalmente.
Outra denúncia que veio à tona nas última semanas motivou pedidos de impeachment contra o prefeito na Câmara Municipal, que não foram aprovados, e também a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso conhecido como "Guardiões de Crivella".
Ainda de acordo com a pesquisa, a candidata Martha Rocha (PDT), que figurava em quarto lugar no último levantamento feito pelo Atlas Político e divulgado pelo jornal Valor Econômico na segunda-feira (14), passou para terceiro com 11,8% das intenções de voto. Benedita da Silva (PT), que estava em terceiro lugar e tecnicamente empatada com Crivella na pesquisa anterior, passou para quarto, com 7,3% das intenções de voto. Outros 21,6% dos entrevistados disseram que não votarão em nenhum dos candidatos.
O trabalho de levantamento dos dados do Instituto Paraná foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 20 a 24 de setembro.
Veja a lista completa:
Eduardo Paes (DEM) – 25,1%
Nenhum dos candidatos – 21,6%
Marcelo Crivella (Republicanos) – 13,6%
Martha Rocha (PDT) – 11,8%
Benedita da Silva (PT) – 7,3%
Não sabe – 6,4%
Eduardo Bandeira de Mello (Rede) – 3,6%
Clarissa Garotinho (Pros) – 2,2%
Luiz Lima (PSL) – 1,9%
Renata Souza (Psol) – 1,6%
Cyro Garcia (PSTU) – 1%
Cristiane Brasil* (PTB) – 0,9%
Paulo Messina (MDB) – 0,9%
Fred Luz (Novo) – 0,8%
Glória Heloiza (PSC) – 0,7%
Suêd Haidar (PMB) – 0,7%
Henrique Simonard (PCO) – 0,1%
Edição: Mariana Pitasse