Paraná

QUE DIREITO É ESSE

Arroz barato é direito

A coluna desta semana fala sobre o direito constitucional de comer bem

Curitiba ( PR) |
O aumento do arroz tem prejudicado o orçamento das famílias - Diagramação: Vanda Morais

Todas as pessoas têm direito à alimentação adequada. Isso está garantido no artigo 6º da Constituição. Mas esse direito está longe de ser realidade para muita gente, e a disparada do preço do arroz piorou o cenário. 

Apesar de produzir muito arroz e de exportar para mais de 100 países, o Brasil, nos últimos anos, tem comprado de fora para abastecer o mercado interno. Isso porque o governo não tem planejamento para a segurança alimentar. 

O arroz é parte da nossa cultura e ajuda a garantir alimentação adequada. Por isso, é uma ofensa que o presidente da associação de donos de supermercados tenha dito, depois de uma reunião com o Bolsonaro, que não vão baixar o preço do arroz e farão uma campanha para o brasileiro substituir o arroz pelo macarrão. 

O governo Bolsonaro protege os grandes empresários e o agronegócio, mas quem está garantindo a alimentação saudável do povo brasileiro é a agricultura familiar. O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e segue vendendo o produto a preço justo. 

Edição: Gabriel Carriconde