Dirigentes de movimentos populares e sindicais, estudantes, servidores e parlamentares realizaram uma manifestação na tarde desta quarta-feira (16), em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para protestar contra o Projeto de Lei (PL) 529.
O PL, enviado à Alesp pelo governador João Doria (PSDB) no dia 13 de agosto, prevê o fim de empresas e autarquias estaduais responsáveis por serviços nas áreas de saúde, agricultura familiar, habitação, transporte, ciência e meio ambiente.
A manifestação foi organizada pelo Comitê de Luta contra o PL 529, criado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
O PL tramita em regime de urgência, e já recebeu manifestações contrárias de 15 ex-secretários estaduais de Justiça, além de moções de prefeitos e vereadores de diversos municípios.
Durante a manifestação, os organizadores lançaram um manifesto contra o projeto, assinado por cerca de 100 entidades, entre sindicatos, associações, movimentos populares, estudantis.
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde também recebe o coordenador da comissão de fábrica da Volkswagen e integrante da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Lima, para falar sobre a aprovação dos trabalhadores da empresa no Brasil de uma proposta que evitou a demissão de 35% dos funcionários das quatro fábricas no país.
O programa traz reportagem sobre os 10 anos do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec). A articulação, criada na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, reuniu movimentos populares, sindicais, organizações do campo, universidades, institutos federais e representações do Ministério da Educação e do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A secretária de Políticas Públicas da Contag, Edjane Rodrigues Silva, afirma que o ano "tem sido marcado pela resistência dos que lutam pela educação no campo". Segundo a dirigente, entre as prioridades atuais do Fonec, estão a luta pela aprovação do Fundeb e contra o retorno das aulas presenciais.
Ouça todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos