COVID 19

Sindicato diverge de decisão que autorizou volta às aulas no RJ

Justiça do Trabalho derrubou liminar que proibia aulas presenciais

|

Ouça o áudio:

Trabalhadores e comunidade escolar são majoritariamente contra retorno às aulas presenciais - Marcos Santos?USP

O Sindicato dos Professores da capital afirmou que vai recorrer da decisão judicial que autorizou o retorno às aulas presenciais em todo o estado, a partir desta segunda-feira (14). Decisão esta que derruba uma liminar dada na última quinta-feira (10), proibindo a volta de alunos e professores.

De acordo com a determinação mais recente, dada pelo desembargador federal do Trabalho Carlos Henrique Chernicaro, não há como postergar o retorno até que se tenha erradicado o risco de contágio por coronavírus, sob pena de causar dano irreparável aos alunos, pais e professores, que, após sete meses de paralisação, clamam pela normalidade de suas vidas.

::Volta às aulas: protocolos não cumpridos e falta de estrutura preocupam::

A decisão em segunda instância, no entanto, não obriga o retorno dos professores, e determina que a vontade de cada um deve ser respeitada. Para o vice-presidente do Sinpro, Afonso Celso Teixeira, isso já demonstra como o risco ainda é alto.

"Entendemos que ainda não há a menor segurança para esse retorno. Tanto que a própria decisão impede a convocação de professores do grupo de risco, aqueles que têm comorbidade. É importate ressaltar que nosso entendimento essa decisão vale apenas para professores de ensino fundamental e médio, e que nós estamos em greve de atividades presenciais em defesa da vida, aprovada quase que por unanimidade na nossa assembleia, realizada no último sábado [12]", ressalta.   

Neste fim de semana, o Sinpro aprovou a continuidade da greve de aulas presenciais. A decisão do desembargador acolhe um recurso do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio, que tenta reabrir as escolas particulares desde que a prefeitura da capital autorizou o retorno para quatro séries do ensino fundamental em agosto.

::Volta às aulas: 46% dos estudantes e professores pegariam covid-19 em três meses::

No entanto, a autorização do governo do estado, que é o ente responsável pelo ensino privado, só foi dada para esta segunda-feira, 14 de setembro. Agora, pelo menos na Justiça, a situação está invertida. Mesmo com a autorização da Justiça do Trabalho, as escolas da capital não podem reabrir, por força de uma liminar dada pela Justiça comum, no início de agosto.

A prefeitura informou que a Procuradoria-Geral do Município já recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra essa decisão e aguarda a análise do mérito. Já a rede pública municipal segue sem data de retorno, enquanto na rede pública estadual a volta das aulas presenciais está prevista para 6 de outubro, a depender do que a Justiça decidir até lá.